Você está em:
Chef Revelação Unimep 2012

Chef Revelação Unimep 2012

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Ontem eu fiz parte do corpo de jurados do Chef Revelação Unimep 2012, que avaliou dez criações dos alunos que estão concluindo o curso de gastronomia da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), juntamente com Guilherme Martin, doutorando em ciências e tecnologia de alimentos, Míriam Coelho de Souza, coordenadora do curso de gastronomia, Mariane Ávila Maronna, coordenadora do curso de gastronomia do Senac, do campus de Águas de São Pedro e o chef Fábio de Pádua. O tema este ano foi Aves e o concurso faz parte da conclusão na disciplina da professora e chef Tatiane Santo, Projetos em Gastronomia II.

Com o prato deliciosamente elaborado e executado que leva filé de frango ao molho pesto brasileiro, com purê de cará e quiabo frito (empanado no fubá), Paula Montebello, Heitor Borges e Juliana Seleguini conquistaram o primeiro lugar. Tudo estava realmente muito gostoso e olha que a combinação é simples e os ingredientes baratos. Prova de que qualquer prato, executado à perfeição, se sobressai aos demais.

O segundo lugar ficou com o magret de canard, com molho de ameixa, risoto de alho poro e legumes, de Caroline Cantoni, Miguel Nogueira e Thiago Rossi. Já com a combinação de cama de pimenta biquinho, ragu de pato, creme de abóbora e arroz negro, com redução de laranja e cerveja, Fransérgio Marques, Mariana Betti e Rimer Júnior levaram o terceiro lugar.

O concurso contou com dez criações de 30 alunos que se dividiram em trios e duplas. Os jurados analisaram dez critério com notas de 1 a 10: ordem e limpeza, técnicas aplicadas, temperatura, ponto de cozimento, guarnições, apresentação e uniformidade dos pratos, equilíbrio e harmonização, sabor e criatividade.

Os alunos ousaram e fizeram criações inusitadas. Algumas deram certo, outras muito certo e outras nem tanto. Mas o que vale é a iniciativa e a vontade de fazer a diferença. Em muitos pratos foram usadas aves nobres como avestruz, codorna e pato. “É uma chance deles mostrarem o que aprenderam durante os dois anos de curso”, disse Tatiane.

No final, os jurados deram um feedback para os alunos sobre as criações. Mais ousadia, limpeza, organização e cuidados com a aplicação das técnicas foram algumas das dicas passadas pela bancada. “Hoje em dias os alunos precisam mais disso: serem avaliados, pois lá fora, no mercado de trabalho, eles serão constantemente avaliados e sob pressão”, comentou Míriam, coordenadora do curso de gastronomia da Unimep.

Chef Revelação Unimep 2012 1
Receita vencedora. Criação: Paula Montebello, Heitor Borges e Juliana Seleguini.
Filé de frango com molho pesto brasileiro, purê de cara e quiabo

Confira a receita vencedora:
Frango ao molho pesto brasileiro com purê de cará e quiabo frito ( Heitor Borges,  Juliana Seleguini,  Paula Montebello)
Ingredientes
Peito de Frango: 600 gr
Azeite: 300 ml
Óleo: 300 ml
Vinagre de Maçã: 80 ml
Mostarda Dijon: 50 gr
Quiabo : 300 gr
Cará: 700 gr
Alho: 50 gr
Salsinha: meio maço
Tomilho: 1/4 maço
Fubá: 100 gr
Castanha de caju: 100 gr
Sal: 5 gr
Pimenta do reino: 3 gr
Queijo meia cura: 100 gr
Manteiga: 100 gr
Creme de Leite: 200 gr
Leite: meio litro
Preparo: corte os frangos em filés e deixe marinando na mostarda, vinagre, alho, tomilho, sal e pimenta. Retire a casca do cará e coloque em uma panela de pressão e deixe cozinhar por 20 minutos, depois esprema e coloque em uma panela, acrescente o leite e a manteiga até chegar na consistência desejada, tempere com sal e reserve. Para o pesto, bata com um fuê a salsinha picada, o queijo, a castanha picada, sal e o azeite. Corte os quiabos em tamanhos pequenos, passe no fubá e frite por imersão até dourar, reserve. Salteie os frangos até o ponto desejado. Sirva o frango com o purê de cará, um punhado de quiabo frito e coloque o molho pesto por cima do frango. Sirva quente.
Chef Revelação Unimep 2012 2
Primeiro lugar Chef Revelação Unimep 2012: Juliana Seleguini, Heitor Borges e Paula Montebello.

 

 

 

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!