Você está em:
Começou o Festival Gastronômico Sabor de São Paulo – Confira o Calendário e Participe!

Começou o Festival Gastronômico Sabor de São Paulo – Confira o Calendário e Participe!

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Começou no dia 19, em Sorocaba, a segunda edição do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo. Até setembro, serão percorridas 15 regiões. O evento é realizado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e pela Revista Prazeres da Mesa, com o apoio educacional do Senac São Paulo. O objetivo é conhecer e fomentar as múltiplas delícias que compõem a cozinha do estado. Os melhores pratos farão parte do Guia de Turismo Gastronômico oficial da Secretaria de Turismo e participarão do encerramento realizado na capital nos dias 27 e 28 de setembro, no Parque Água Branca.

Todas as pessoas que criam, produzem e vendem pratos que têm forte laço cultural com sua região de origem podem se inscrever por sua cidade – quer sejam cozinheiros, comerciantes de rua ou donos de estabelecimentos que servem receitas típicas. As inscrições já estão abertas e o regulamento pode ser consultado no site www.sabordesaopaulo.com.br.

As quinze cidades-anfitriãs que pertencem às macrorregiões do Estado participantes do evento serão: São Carlos, São José do Rio Preto, Marília, Campinas, Presidente Prudente, Franca, Barretos, Bauru, Araçatuba, Ribeirão Preto, Registro- Vale do Ribeira, Santo André, Sorocaba, Taubaté e Santos (leia cronograma abaixo).  Para cada etapa regional, haverá uma fase de inscrição, um período de chamada dos pratos típicos escolhidos e, finalmente, a festa eliminatória, onde serão escolhidas as quatro melhores receitas de cada macrorregião. As eliminatórias contarão, em todas as cidades, com um chef padrinho e serão organizadas no formato de feiras, onde o público poderá degustar os pratos selecionados e votar em favor de seu preferido. A entrada custará R$ 10 e dará o direito de provar todas as opções, das 17h às 20h30.

Os dez pratos conhecidos em cada etapa eliminatória serão submetidos à avaliação popular e de um júri especializado, composto pelo chef-padrinho, por jornalistas da revista Prazeres da Mesa, representantes do Senac ou da entidade anfitriã e da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Este júri selecionará quatro vencedores de cada macrorregião (totalizando 60 pratos), que serão conhecidos na grande festa popular realizada em setembro no Parque da Água Branca.

Segundo o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Claudio Valverde, o programa é mais um passo para a consolidação de São Paulo como destino gastronômico e ajudará a impulsionar as atividades turísticas associadas. Para Mariella Lazaretti, da revista Prazeres da Mesa, uma das organizadoras do evento, “o sucesso do primeiro ano rendeu um guia gastronômico incrível que será distribuído por todo país. A ideia é que esse ano seja ainda maior e que o evento consiga descobrir e resgatar novos talentos em todo Estado de SP”.

Sandra Regina Mattos Abreu de Freitas, gerente de desenvolvimento do Senac São Paulo, comenta a participação da instituição no evento: “Além de estimular a economia local por meio da educação, da qualificação e da profissionalização do setor, nossa participação no festival reforça a tradição do Senac no ensino do turismo e da gastronomia”.

Serão padrinhos e madrinhas do festival os chefs: Felipe Cilli, Viko Tangoda, Eudes Assis, André Mifano, José Barattino, Rodrigo Oliveira, André Ahn, Guga Rocha, Henrique Fogaça, Ana Luiza Trajano, Carlos Bertolazzi, Ivan Achcar, Janaina Rueda, Jefferson Rueda e João Belezia.

Confira o cronograma completo no site: www.sabordesaopaulo.com.br.

 

Rojão: por Bianca Ferreira, Casa de Carne Balaio – Cidade: Ribeirão Grande.
Rojão: por Bianca Ferreira, Casa de Carne Balaio – Cidade: Ribeirão Grande.

 

Porpetone de alcachofra recheado de camarão com mascarpone. Por Ailton Piovan. São Roque.
Porpetone de alcachofra recheado de camarão com mascarpone. Por Ailton Piovan. São Roque.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!