Você está em:
Comida di Buteco volta a Ribeirão Preto em Abril

Comida di Buteco volta a Ribeirão Preto em Abril

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Evento movimentará 20 botecos da cidade entre os dias 10 de abril e 03 de maio

Elaborar um petisco com fruta é o grande desafio do ano no concurso criado em 2000, na cidade de Belo Horizonte, com a finalidade de resgatar a cozinha de raiz. O concurso está presente em 4 estados brasileiros, sendo 20 cidades: Belém, Manaus, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Uberlândia, Montes Claros, Juiz de Fora, Poços de Caldas e Vale do Aço (Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga), Goiânia, Fortaleza e Salvador. Brasília, Recife, Curitiba e Porto Alegre estreiam no concurso deste ano.

Em Ribeirão Preto, o Comida di Buteco movimenta os bares da cidade desde 2010. Tradicional por eleger o melhor petisco das cidades, o concurso Comida di Buteco começará na cidade no dia 10 de abril, seguindo até o dia 03 de maio. Nesse período, os botequeiros terão a oportunidade de escolher o melhor petisco ao avaliar os 20 participantes. A saideira, tradicional evento de encerramento que revela os ganhadores do ano, acontecerá no dia 19 de maio.

Neste ano, o tema do concurso para criação dos petiscos é “Frutas no Brasil”. As frutas foram escolhidas pela organização do evento por estarem bastante ligadas ao país, que abriga mais de 300 espécies. Assim, os botecos participantes terão um grande leque de opções que estimulará a criatividade na formulação das receitas. De acordo com a organização, trata-se de um tema com amplitude nacional, mas com uma rica abordagem regional.

Participam do concurso os botecos classificados como “espontâneos”, em que o proprietário obrigatoriamente administra o negócio. “A história e o dia a dia do boteco devem comungar com a identidade do dono, que na maioria das vezes conta com a força de trabalho de mais pessoas da sua família. Assim, o boteco espontâneo não faz parte de uma rede ou franquia de marca”, explica o coordenador do concurso em Ribeirão Preto, Ton Piachoski. Os nomes dos estabelecimentos participantes serão revelados a partir o dia 08 de abril.

Para a eleição do melhor petisco, o público e um corpo de jurados visitam os botecos para a votação. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação. São avaliados de 1 a 10: o petisco (que leva 70% da nota); a higiene, o atendimento e a temperatura da bebida. O voto do júri e do público equivale 50% cada e é o Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos.

“A missão do concurso é transformar vidas por meio da cozinha de raiz, sendo também a extensão da casa de quem frequenta botecos. O CDB tem desenvolvido um importante papel de fomento à cultura e culinária de boteco, contribuindo de maneira relevante para o desenvolvimento desse setor”, explica Piachoski.

Para saber mais informações, acesse o facebook do evento clicando aqui!

bolinho-comida-di-buteco-senhora-mesa
Bolinho W3H do Nosso Buteco foi o campeão do concurso em 2014.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!