Você está em:
Enoteca Decanter – Empório Santa Clara, apresenta Vinhos da Bodega Ercavio no Sassicaia, restô Aguardado de Piracicaba

Enoteca Decanter – Empório Santa Clara, apresenta Vinhos da Bodega Ercavio no Sassicaia, restô Aguardado de Piracicaba

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Esta semana participei de uma degustação de vinhos da vinícola espanhola Ercavio, no restaurante Sassicaia (19-3377-4960), que abrirá as portas em breve em Piracicaba. O restaurante é da Chef Raquel Veiga, filha do médico Ivan Veiga. O restaurante ficou lindo, mas não vou contar detalhes, para deixar todos na expectativa. Mas digo, tem um lugar muito legal vindo por aí.

A apresentação dos vinhos foi feita por um dos sócios da vinícola, a alemã Alexandra Schmedes. Gostei muito do vinho rosé servido. Muito adequado para o nosso clima quente. Aliás, todos os vinho são elegantes e interessantes para serem harmonizados com vários tipos de menus. No jantar foi servida como entrada uma salada de polvo com vinagrete, de prato principal uma paella valenciana e sobremesa um creme de ovos com casquinha de caramelo. Tudo muito bem servido e uma delícia.

A vinícola está instalada em Toledo, a 70 km ao sul de Madri e eles são um dos poucos que cultivam a uva para vinhos brancos chamada La Malvar. A terra é calcária e o clima bem seco, quase sem umidade. Com isso, Alexandra comentou que as folhas das parreiras acabam servindo de proteção para os cachos de uva. O principal foco é na uva Tempranillo. A colheita é toda manual e do momento em que o cacho é cortado até o início da produção passam-se apenas 60 minutos. A maior parte do envelhecimento é em tonéis de barro.

A vinícola foi comprada pelo casal Margarida Madrigal e Gonzalo Rodriguez e pela amiga Alexandra, em 1999. “Antes eles vendiam toda a produção para uma vinícola, mas a nossa ideia foi mostrar que é possível produzir vinhos de qualidade naquela região”. “A Decanter é focada em garimpar bons vinhos de pequenos produtores e trazê-los para o Brasil”, comentou Rivaldo, proprietário do Empório Santa Clara (Piracicaba).

Os vinhos também possuem um preço excelente, com excessão do Ercavio La Plazuela, que em algumas safras nem chega a ser produzido. Ele foi premiado no guia espanhol de vinhos com 93 pontos. “Recomendo harmonizá-lo com um chocolate 80% e flor de sal. Fica excelente”, comentou Alexandra.

Confira abaixo os vinhos e as suas fichas técnicas:

PRODUTOR: Más que Vinos VINHO: Ercavio Tempranillo Rosado 2011 REGIÃO: Castilla - Toledo  CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Vino de la Tierra de Castilla COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 100% Tempranillo GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 13° GL CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: O clima é marcadamente continental, com temperaturas muito elevadas no verão, ainda que as noites sejam bastante frescas, e invernos rigorosos. A pluviosidade é baixíssima na meseta alta de Ocaña, que se estende a 750m de altitude. CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos com composição calcária e argilosa. ELABORAÇÃO: Colheita manual em vinhas de 20 anos de idade média, na última semana de Setembro. Desengace total, com posterior início da maceração (8 horas), para extração da cor. Após a separação dos sólidos, o mosto é fermentado a 16°C, em tanques de aço inox, por 3 semanas. AMADURECIMENTO: 3 meses sobre as lias finas em cubas de inox. ESTIMATIVA DE GUARDA: 2 anos CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Coloração cereja de média concentração. O nariz está focado nos morangos maduros sob delicado fundo floral. Na boca une corpo e afiada acidez que lhe dá garra e grande facilidade de prova. CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Focado nos morangos maduros sob delicado fundo floral. Corposo, mas de afiada acidez que lhe dá garra e grande facilidade de prova. DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Perfeita aliança para uma clássica Paella; Frutos do mar simplesmente salteados no azeite e temperados com flor de sal e ervas; Galantina de frango com pistache. TEMPERATURA DE SERVIÇO: 12°C PREMIAÇÃO MAIS RELEVANTE:  ➢GUIA PEÑÍN 2013: 88 Pontos
PRODUTOR: Más que Vinos
VINHO: Ercavio Tempranillo Rosado 2011
REGIÃO: Castilla – Toledo
CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Vino de la Tierra de Castilla
COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 100% Tempranillo
GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 13° GL
CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: O clima é marcadamente continental, com temperaturas muito elevadas no verão, ainda que as noites sejam bastante frescas, e invernos rigorosos. A pluviosidade é baixíssima na meseta alta de Ocaña, que se estende a 750m de altitude.
CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos com composição calcária e argilosa.
ELABORAÇÃO: Colheita manual em vinhas de 20 anos de idade média, na última semana de Setembro. Desengace total, com posterior início da maceração (8 horas), para extração da cor. Após a separação dos sólidos, o mosto é fermentado a 16°C, em tanques de aço inox, por 3 semanas.
AMADURECIMENTO: 3 meses sobre as lias finas em cubas de inox.
ESTIMATIVA DE GUARDA: 2 anos
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Coloração cereja de média concentração. O nariz está focado nos morangos maduros sob delicado fundo floral. Na boca une corpo e afiada acidez que lhe dá garra e grande facilidade de prova.
CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Focado nos morangos maduros sob delicado fundo floral. Corposo, mas de afiada acidez que lhe dá garra e grande facilidade de prova.
DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Perfeita aliança para uma clássica Paella; Frutos do mar simplesmente salteados no azeite e temperados com flor de sal e ervas; Galantina de frango com pistache.
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 12°C
PREMIAÇÃO MAIS RELEVANTE:
➢ GUIA PEÑÍN 2013: 88 Pontos
PRODUTOR: Más que Vinos VINHO: La Malvar de Ercavio 2011 REGIÃO: Castilla - Toledo  CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Vino de la Tierra de Castilla COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 100% Malvar (variedade autóctone da “Meseta de Ocaña”) GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 13° GL CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: O clima é marcadamente continental, com temperaturas muito elevadas no verão, ainda que as noites sejam bastante frescas, e invernos rigorosos. A pluviosidade é baixíssima na meseta alta de Ocaña, que se estende a 750m de altitude. CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos com composição calcária. ELABORAÇÃO: Colheita manual das uvas no ponto ótimo de maturação, no final de Setembro. Vinhas com mais de 30 anos de idade e em rendimentos muitos baixos. Maceração pré-fermentativa com as cascas por algumas horas. O vinho é então trasfegado para barricas novas de carvalho francês, onde ocorre a fermentação, com periódicas bâtonnages por 3 meses. Clarificação natural por decantação e posterior engarrafamento. AMADURECIMENTO: 6 meses em barricas novas de carvalho francês sobre as lias, com bâtonnages periódicas. ESTIMATIVA DE GUARDA: 5 anos CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Palha cristalino. Muito particular no olfato, com fruta tropical e anis, envolvidas por notas tostadas e balsâmicas. Proporcionado, fina expressão de amêndoas amargas, maduro, com delicioso frescor.  CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Particular no olfato, com fruta tropical, anis e amêndoas tostadas. Proporcionado, maduro, com delicioso frescor. DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Atún a la Plancha (Atum grelhado na chapa, servido mal passado); Anéis de lula empanados e fritos no azeite; Moqueca baiana; Massas em preparações cremosas com frutos do mar. TEMPERATURA DE SERVIÇO: 10-12°C PREMIAÇÃO MAIS RELEVANTE:  ➢GUÍA PEÑÍN 2013: 90 Pontos
PRODUTOR: Más que Vinos
VINHO: La Malvar de Ercavio 2011
REGIÃO: Castilla – Toledo
CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Vino de la Tierra de Castilla
COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 100% Malvar (variedade autóctone da “Meseta de Ocaña”)
GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 13° GL
CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: O clima é marcadamente continental, com temperaturas muito elevadas no verão, ainda que as noites sejam bastante frescas, e invernos rigorosos. A pluviosidade é baixíssima na meseta alta de Ocaña, que se estende a 750m de altitude.
CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos com composição calcária.
ELABORAÇÃO: Colheita manual das uvas no ponto ótimo de maturação, no final de Setembro. Vinhas com mais de 30 anos de idade e em rendimentos muitos baixos. Maceração pré-fermentativa com as cascas por algumas horas. O vinho é então trasfegado para barricas novas de carvalho francês, onde ocorre a fermentação, com periódicas bâtonnages por 3 meses. Clarificação natural por decantação e posterior engarrafamento.
AMADURECIMENTO: 6 meses em barricas novas de carvalho francês sobre as lias, com bâtonnages periódicas.
ESTIMATIVA DE GUARDA: 5 anos
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Palha cristalino. Muito particular no olfato, com fruta tropical e anis, envolvidas por notas tostadas e balsâmicas. Proporcionado, fina expressão de amêndoas amargas, maduro, com delicioso frescor.
CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Particular no olfato, com fruta tropical, anis e amêndoas tostadas. Proporcionado, maduro, com delicioso frescor.
DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Atún a la Plancha (Atum grelhado na chapa, servido mal passado); Anéis de lula empanados e fritos no azeite; Moqueca baiana; Massas em preparações cremosas com frutos do mar.
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 10-12°C
PREMIAÇÃO MAIS RELEVANTE:
➢ GUÍA PEÑÍN 2013: 90 Pontos
PRODUTOR: Más que Vinos VINHO: Ercavio Selección Limitada 2009 REGIÃO: Castilla - Toledo  CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Vino de la Tierra de Castilla COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 90% Tempranillo (conhecida localmente como Cencibel), 10% Merlot. GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 14° GL CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: O clima é marcadamente continental, com temperaturas muito elevadas no verão, ainda que as noites sejam bastante frescas, e invernos rigorosos. A pluviosidade é baixíssima na meseta alta de Ocaña, que se estende a 750m de altitude. CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos com composição calcária e argilosa. ELABORAÇÃO: Idade dos vinhedos dos vinhedos de 15-20 anos, condução “en vaso” (arbusto livre de sustentação). Colheita manual no final de setembro. A fermentação alcoólica ocorre em tanques de aço inoxidável sem adição de leveduras cultivadas, com temperatura controlada a 28°C. O vinho é então trasfegado para as tinajas manchegas (ânforas de argila tradicionais) onde sofre a fermentação malolática. Posterior amadurecimento em barricas de carvalho. AMADURECIMENTO: 12 meses em barricas de carvalho americano. ESTIMATIVA DE GUARDA: 8 anos CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Coloração rubi com borda granada. Poderosa fruta aponta no nariz seguida de madeira balsâmica, defumado e após alguma aeração floral de rosa. Concentrado na medida certa, taninos muito finos, longo e de suculento final. CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Frutado poderoso seguido de madeira balsâmica, defumado e floral de rosa. Concentrado, rico em taninos finos, muito longo e de suculento final. DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Queijo Manchego curado no azeite extra-virgem; Vitela ao molho de cogumelos frescos; Steak de filet ao molho caramelizado de especiarias. TEMPERATURA DE SERVIÇO: 16-18°C PREMIAÇÃO MAIS RELEVANTE:  ➢GUIA PEÑÍN 2013: 88 Pontos
PRODUTOR: Más que Vinos
VINHO: Ercavio Selección Limitada 2009
REGIÃO: Castilla – Toledo
CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Vino de la Tierra de Castilla
COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 90% Tempranillo (conhecida localmente como Cencibel), 10% Merlot.
GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 14° GL
CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: O clima é marcadamente continental, com temperaturas muito elevadas no verão, ainda que as noites sejam bastante frescas, e invernos rigorosos. A pluviosidade é baixíssima na meseta alta de Ocaña, que se estende a 750m de altitude.
CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos com composição calcária e argilosa.
ELABORAÇÃO: Idade dos vinhedos dos vinhedos de 15-20 anos, condução “en vaso” (arbusto livre de sustentação). Colheita manual no final de setembro. A fermentação alcoólica ocorre em tanques de aço inoxidável sem adição de leveduras cultivadas, com temperatura controlada a 28°C. O vinho é então trasfegado para as tinajas manchegas (ânforas de argila tradicionais) onde sofre a fermentação malolática. Posterior amadurecimento em barricas de carvalho.
AMADURECIMENTO: 12 meses em barricas de carvalho americano.
ESTIMATIVA DE GUARDA: 8 anos
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Coloração rubi com borda granada. Poderosa fruta aponta no nariz seguida de madeira balsâmica, defumado e após alguma aeração floral de rosa. Concentrado na medida certa, taninos muito finos, longo e de suculento final.
CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Frutado poderoso seguido de madeira balsâmica, defumado e floral de rosa. Concentrado, rico em taninos finos, muito longo e de suculento final.
DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Queijo Manchego curado no azeite extra-virgem; Vitela ao molho de cogumelos frescos; Steak de filet ao molho caramelizado de especiarias.
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 16-18°C
PREMIAÇÃO MAIS RELEVANTE:
➢ GUIA PEÑÍN 2013: 88 Pontos

 

PRODUTOR: Más que Vinos VINHO: Ercavio Tempranillo 2011 REGIÃO: Castilla - Toledo  CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Vino de la Tierra de Castilla COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 100% Tempranillo GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 13,5° GL CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: O clima é marcadamente continental, com temperaturas muito elevadas no verão, ainda que as noites sejam bastante frescas, e invernos rigorosos. A pluviosidade é baixíssima na meseta alta de Ocaña, que se estende a 750m de altitude. CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos com composição calcária e argilosa. ELABORAÇÃO: Idade dos vinhedos de 15-20 anos, condução “en vaso” (arbusto livre de sustentação). Colheita manual no final de setembro. A fermentação alcoólica ocorre em tanques de aço inoxidável, com temperatura controlada. Engarrafamento. AMADURECIMENTO: Em tanques de inox, engarrafamento precoce. ESTIMATIVA DE GUARDA: 3 anos CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Linda coloração rubi com borda purpúrea luminosa. O caráter varietal está explícito com frutas vermelhas maduras e especiarias doces como o anis. Muito saboroso em boca, convidativo pela suavidade dos taninos, para o prazer imediato. CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Típico caráter varietal de frutas vermelhas maduras e alguma especiaria (anis). Muito saboroso, convidativo para o prazer imediato. DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Excelente com embutidos; jamon ibérico e outros presuntos crus; Aves assadas; Carne de porco. TEMPERATURA DE SERVIÇO: 16°C PREMIAÇÃO MAIS RELEVANTE:  ➢GUÍA PEÑÍN 2013: 89 Pontos
PRODUTOR: Más que Vinos
VINHO: Ercavio Tempranillo 2011
REGIÃO: Castilla – Toledo
CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Vino de la Tierra de Castilla
COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 100% Tempranillo
GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 13,5° GL
CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: O clima é marcadamente continental, com temperaturas muito elevadas no verão, ainda que as noites sejam bastante frescas, e invernos rigorosos. A pluviosidade é baixíssima na meseta alta de Ocaña, que se estende a 750m de altitude.
CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos com composição calcária e argilosa.
ELABORAÇÃO: Idade dos vinhedos de 15-20 anos, condução “en vaso” (arbusto livre de sustentação). Colheita manual no final de setembro. A fermentação alcoólica ocorre em tanques de aço inoxidável, com temperatura controlada. Engarrafamento.
AMADURECIMENTO: Em tanques de inox, engarrafamento precoce.
ESTIMATIVA DE GUARDA: 3 anos
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Linda coloração rubi com borda purpúrea luminosa. O caráter varietal está explícito com frutas vermelhas maduras e especiarias doces como o anis. Muito saboroso em boca, convidativo pela suavidade dos taninos, para o prazer imediato.
CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Típico caráter varietal de frutas vermelhas maduras e alguma especiaria (anis). Muito saboroso, convidativo para o prazer imediato.
DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Excelente com embutidos; jamon ibérico e outros presuntos crus; Aves assadas; Carne de porco.
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 16°C
PREMIAÇÃO MAIS RELEVANTE:
➢ GUÍA PEÑÍN 2013: 89 Pontos
PRODUTOR: Más que Vinos VINHO: Ercavio Tempranillo Roble 2010 REGIÃO: Castilla - Toledo  CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Vino de la Tierra de Castilla COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 100 % Tempranillo  GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 14,5° GL CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: O clima é marcadamente continental, com temperaturas muito elevadas no verão, ainda que as noites sejam bastante frescas, e invernos rigorosos. A pluviosidade é baixíssima na meseta alta de Ocaña, que se estende a 750m de altitude. CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos com composição calcária e argilosa. ELABORAÇÃO: Fermentação alcoólica sem adição de leveduras em cubas de aço inox à 28ºC. Maceração posterior para extrair a máxima complexidade. Malolática em tinajas (pequenos vasos) de barro. AMADURECIMENTO: 6 meses em barricas novas de carvalho francês e americano. ESTIMATIVA DE GUARDA: 5 anos CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Coloração rubi de média concentração, borda levemente purpúrea. Expressivo, com frutado negro (cassis, amora) casado a baunilha e cedro. Ótima estrutura de boca, cheio, com frescor vibrante e longo final especiado. CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Expressivo, com frutado negro casado a baunilha e cedro. Estruturado, cheio, com frescor vibrante e longo final especiado. DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Paleta de cabrito assada ao forno com ervas e especiarias; Carré de cordeiro ao molho de cogumelos; Escalopes de avestruz em redução de vinho tinto e zimbro. TEMPERATURA DE SERVIÇO: 16-18°C PREMIAÇÃO MAIS RELEVANTE:  ➢GUÍA PEÑÍN 2013: 89 Pontos
PRODUTOR: Más que Vinos
VINHO: Ercavio Tempranillo Roble 2010
REGIÃO: Castilla – Toledo
CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Vino de la Tierra de Castilla
COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 100 % Tempranillo
GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 14,5° GL
CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: O clima é marcadamente continental, com temperaturas muito elevadas no verão, ainda que as noites sejam bastante frescas, e invernos rigorosos. A pluviosidade é baixíssima na meseta alta de Ocaña, que se estende a 750m de altitude.
CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos com composição calcária e argilosa.
ELABORAÇÃO: Fermentação alcoólica sem adição de leveduras em cubas de aço inox à 28ºC. Maceração posterior para extrair a máxima complexidade. Malolática em tinajas (pequenos vasos) de barro.
AMADURECIMENTO: 6 meses em barricas novas de carvalho francês e americano.
ESTIMATIVA DE GUARDA: 5 anos
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Coloração rubi de média concentração, borda levemente purpúrea. Expressivo, com frutado negro (cassis, amora) casado a baunilha e cedro. Ótima estrutura de boca, cheio, com frescor vibrante e longo final especiado.
CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Expressivo, com frutado negro casado a baunilha e cedro. Estruturado, cheio, com frescor vibrante e longo final especiado.
DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Paleta de cabrito assada ao forno com ervas e especiarias; Carré de cordeiro ao molho de cogumelos; Escalopes de avestruz em redução de vinho tinto e zimbro.
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 16-18°C
PREMIAÇÃO MAIS RELEVANTE:
➢ GUÍA PEÑÍN 2013: 89 Pontos
PRODUTOR: Más que Vinos VINHO: La Plazuela 2005 REGIÃO: Castilla - Toledo  CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Vino de la Tierra de Castilla COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 80% Cencibel (Nome local da Tempranillo) e 20% Garnacha. Uvas provenientes de videiras de mais de 60 anos, conduzidas em gobelet. GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 14,5° GL CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: O clima é marcadamente continental, com temperaturas muito elevadas no verão, ainda que as noites sejam bastante frescas, e invernos rigorosos. A pluviosidade é baixíssima na meseta alta de Ocaña, que se estende a 750m de altitude. CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos com composição calcária e argilosa. ELABORAÇÃO: Fermentacão natural em pequenas cubas de aço inox com temperatura controlada. Maceracão durante 15 dias. Malolática espontânea em tinajas típicas (ânforas). Engarrafado sem filtração. AMADURECIMENTO: 15 meses em barricas novas de carvalho francês e americano. ESTIMATIVA DE GUARDA: 10 anos + CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Rubi intenso com halo violáceo. Poderosa expressão de frutas negras em espírito conjugadas a tons balsâmicos, especiados (alcaçuz) e minerais. Impactante estrutura gustativa, com taninos firmes e aveludados, frescor estimulante e largo final. CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Expressa no nariz, frutas negras em espírito, especiarias e caça. Portentosa estrutura gustativa, com aristocrático equilíbrio. DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Ganso assado ao forno de barro com ameixas; Jarret de javali lentamente cozido, servido com legumes confitados; Cordero estofado (lentamente cozido com vinho tinto, louro, batatas, cravo, tomates, cebola e alho); Seleção de queijos duros curados. TEMPERATURA DE SERVIÇO: 18°C. Prévia aeração recomendada. PREMIAÇÃO MAIS RELEVANTE: - ➢GUÍA PROENSA 2010: 95 Pontos ➢GUÍA PEÑÍN 2011: 91 Pontos ➢	PARKER: 90 Pontos
PRODUTOR: Más que Vinos
VINHO: La Plazuela 2005
REGIÃO: Castilla – Toledo
CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Vino de la Tierra de Castilla
COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 80% Cencibel (Nome local da Tempranillo) e 20% Garnacha. Uvas provenientes de videiras de mais de 60 anos, conduzidas em gobelet.
GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 14,5° GL
CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: O clima é marcadamente continental, com temperaturas muito elevadas no verão, ainda que as noites sejam bastante frescas, e invernos rigorosos. A pluviosidade é baixíssima na meseta alta de Ocaña, que se estende a 750m de altitude.
CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos com composição calcária e argilosa.
ELABORAÇÃO: Fermentacão natural em pequenas cubas de aço inox com temperatura controlada. Maceracão durante 15 dias. Malolática espontânea em tinajas típicas (ânforas). Engarrafado sem filtração.
AMADURECIMENTO: 15 meses em barricas novas de carvalho francês e americano.
ESTIMATIVA DE GUARDA: 10 anos +
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Rubi intenso com halo violáceo. Poderosa expressão de frutas negras em espírito conjugadas a tons balsâmicos, especiados (alcaçuz) e minerais. Impactante estrutura gustativa, com taninos firmes e aveludados, frescor estimulante e largo final.
CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Expressa no nariz, frutas negras em espírito, especiarias e caça. Portentosa estrutura gustativa, com aristocrático equilíbrio.
DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Ganso assado ao forno de barro com ameixas; Jarret de javali lentamente cozido, servido com legumes confitados; Cordero estofado (lentamente cozido com vinho tinto, louro, batatas, cravo, tomates, cebola e alho); Seleção de queijos duros curados.
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 18°C. Prévia aeração recomendada.
PREMIAÇÃO MAIS RELEVANTE: –
➢ GUÍA PROENSA 2010: 95 Pontos
➢ GUÍA PEÑÍN 2011: 91 Pontos
➢ PARKER: 90 Pontos

 

Paella Valenciana preparada pela Chef Raquel Veiga/Piracicaba.
Paella Valenciana preparada pela Chef Raquel Veiga/Piracicaba.

 

 

 

 

 

 

 

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!