Você está em:
E Ontem eu Comi Chocolate com Formiga do Alex Atala – A Xepa do Slow Food!

E Ontem eu Comi Chocolate com Formiga do Alex Atala – A Xepa do Slow Food!

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Vou começar a contar a minha quinta-feira em São Paulo, para o Mesa Tendências, com o meu último ato do dia. Nos próximos posts eu conto o que aconteceu antes, que foi muito importante, e será um tema que vamos trabalhar bastante por aqui nos próximos meses. Lá pelas 2h da madrugada, no restaurante Dalva e Dito, passa o garçom com chocolate. Eu perguntei, o que é? E ele, formiga. Chocolate com formiga, salpicado com flor de sal. Mas nem pensei, já taquei logo um na boca.

Sabe quando você come chocolate com bolinhas de arroz e que é bem crocante? É a mesma coisa, só que em vez do arroz é formiga. Depois de degustar o chocolate, não estranhe se tirar do dente ou do céu da boca ou ficar com restinho de formiga entalado na garganta, é normal. É bem parecido com aquela casquinha da pipoca. Só que nesse caso é uma parte da formiga.

Adorei a experiência, mas acima de tudo, o que essa simples e inusitada receita carrega de trabalho, experiência e possibilidades de uma gastronomia melhor para o futuro.

O tal do chocolate com formiga foi servido na Xepa do Slow Food. Slow Food é um movimento que busca uma Ecogastronomia! A reunião de chefs e envolvidos com a gastronomia encerrou o Mesa Tendências – Congresso Internacional de Gastronomia, que contou com palestrantes ilustres, e que é uma realização da Revista Prazeres da Mesa e Senac. Cozinheiros coletam em feiras e mercado alimentos que mesmo estando em perfeitas condições de consumo são descartados por estarem “feios”, e com estes alimentos, os Chefs cozinharam e fizeram um banquete gratuito para os convidados.

Foi realmente lindo ver vários nomes estrelados da gastronomia do mundo cozinhando de forma sustentável. E a comida estava uma delícia! A cozinha do Dalva e Dito, aposto, nunca esteve tão cheia. Era andar um pouco e encontrar com o presidente do Slow Food Carlo Petrini, sentar em uma cadeira e do lado Jacob Mielcke (Dinamarca) e muitos e muitos outros chefs. Foi de arrepiar! E lá embaixo, no “porão” do restaurante, música ao vivo rolando!

Chocolate com formiga de Alex Atala!
Chocolate com formiga de Alex Atala!

Demais!!!

Já fiquei sabendo que vão rolar outros Disco Xepa

Mas vamos para o que o Slow Food pode fazer por você e pelo nosso futuro!

Aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva:

20% na colheita;

8% no transporte e armazenamento;

15% na indústria de processamento;

1% no varejo;

20% no processamento culinário e hábitos alimentares.

Disco Xepa é a tradução tropicalista do “Schnippel Disco” , um movimento mundial iniciado pela Slow Food Youth Network na Europa, que une música, amigos e fornecedores de alimentos contra o desperdício de comida no planeta. A ação tem rodado o mundo e chega agora aqui para ser realizada pela Slow Food Youth Network Brasil, Slow Food do Brasil e a Semana MESA São Paulo, fechando com chave de ouro o maior evento de gastronomia do Brasil, produzido pela revista Prazeres da Mesa e Senac-SP. Com o apoio de Chefs brasileiros e internacionais, imprensa mundial, militantes e amigos da causa, a noitada servirá a comida feita a partir do que sobra de “xepa” dos mercados e feiras da região e poderia ser absolutamente aproveitado, mas acaba no lixo.

VAMOS FALAR MAIS SOBRE SLOW FOOD AQUI! AGUARDEM!

 

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!