Você está em:
E Ontem eu Comi Chocolate com Formiga do Alex Atala – A Xepa do Slow Food!

E Ontem eu Comi Chocolate com Formiga do Alex Atala – A Xepa do Slow Food!

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Vou começar a contar a minha quinta-feira em São Paulo, para o Mesa Tendências, com o meu último ato do dia. Nos próximos posts eu conto o que aconteceu antes, que foi muito importante, e será um tema que vamos trabalhar bastante por aqui nos próximos meses. Lá pelas 2h da madrugada, no restaurante Dalva e Dito, passa o garçom com chocolate. Eu perguntei, o que é? E ele, formiga. Chocolate com formiga, salpicado com flor de sal. Mas nem pensei, já taquei logo um na boca.

Sabe quando você come chocolate com bolinhas de arroz e que é bem crocante? É a mesma coisa, só que em vez do arroz é formiga. Depois de degustar o chocolate, não estranhe se tirar do dente ou do céu da boca ou ficar com restinho de formiga entalado na garganta, é normal. É bem parecido com aquela casquinha da pipoca. Só que nesse caso é uma parte da formiga.

Adorei a experiência, mas acima de tudo, o que essa simples e inusitada receita carrega de trabalho, experiência e possibilidades de uma gastronomia melhor para o futuro.

O tal do chocolate com formiga foi servido na Xepa do Slow Food. Slow Food é um movimento que busca uma Ecogastronomia! A reunião de chefs e envolvidos com a gastronomia encerrou o Mesa Tendências – Congresso Internacional de Gastronomia, que contou com palestrantes ilustres, e que é uma realização da Revista Prazeres da Mesa e Senac. Cozinheiros coletam em feiras e mercado alimentos que mesmo estando em perfeitas condições de consumo são descartados por estarem “feios”, e com estes alimentos, os Chefs cozinharam e fizeram um banquete gratuito para os convidados.

Foi realmente lindo ver vários nomes estrelados da gastronomia do mundo cozinhando de forma sustentável. E a comida estava uma delícia! A cozinha do Dalva e Dito, aposto, nunca esteve tão cheia. Era andar um pouco e encontrar com o presidente do Slow Food Carlo Petrini, sentar em uma cadeira e do lado Jacob Mielcke (Dinamarca) e muitos e muitos outros chefs. Foi de arrepiar! E lá embaixo, no “porão” do restaurante, música ao vivo rolando!

Chocolate com formiga de Alex Atala!
Chocolate com formiga de Alex Atala!

Demais!!!

Já fiquei sabendo que vão rolar outros Disco Xepa

Mas vamos para o que o Slow Food pode fazer por você e pelo nosso futuro!

Aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva:

20% na colheita;

8% no transporte e armazenamento;

15% na indústria de processamento;

1% no varejo;

20% no processamento culinário e hábitos alimentares.

Disco Xepa é a tradução tropicalista do “Schnippel Disco” , um movimento mundial iniciado pela Slow Food Youth Network na Europa, que une música, amigos e fornecedores de alimentos contra o desperdício de comida no planeta. A ação tem rodado o mundo e chega agora aqui para ser realizada pela Slow Food Youth Network Brasil, Slow Food do Brasil e a Semana MESA São Paulo, fechando com chave de ouro o maior evento de gastronomia do Brasil, produzido pela revista Prazeres da Mesa e Senac-SP. Com o apoio de Chefs brasileiros e internacionais, imprensa mundial, militantes e amigos da causa, a noitada servirá a comida feita a partir do que sobra de “xepa” dos mercados e feiras da região e poderia ser absolutamente aproveitado, mas acaba no lixo.

VAMOS FALAR MAIS SOBRE SLOW FOOD AQUI! AGUARDEM!

 

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!