Você está em:
Festival de Gastronomia Orgânica promove alimentação saudável em São Paulo

Festival de Gastronomia Orgânica promove alimentação saudável em São Paulo

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Com crescimento do mercado e do consumo de produtos orgânicos, evento que acontece em São Paulo incentiva e desvenda esse tipo de alimento.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o cultivo de produtos orgânicos aumenta 20% ao ano. Seguindo o mesmo caminho, a procura por produtos mais saudáveis, sem uso de agrotóxicos, também cresce na mesma proporção: média de 20% ao ano, de acordo com o Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos). Para mostrar esse crescimento, fomentar, promover e divulgar a produção orgânica e natural de alimentos e a culinária ecológica acontece a 5ª edição do Festival de Gastronomia Orgânica, de 17 a 19 de outubro, no Parque da Água Branca em São Paulo. O evento, que acontece no Ano Internacional de Agricultura Familiar, trará a gastronomia evolutiva como tendência e caminho para uma melhor alimentação no planeta.

O consumo de produtos orgânicos no Brasil acompanhou uma tendência mundial de preocupação com a saúde, alimentação e livres de agrotóxicos. “Essa é uma oportunidade que o público tem de conhecer os produtos orgânicos, fazer degustações e conhecer técnicas de preparo que preservem as características nutricionais dos alimentos. Também abriremos espaços para que os agricultores familiares, as empresas que mantém o mercado aquecido, passando pelos distribuidores até chegar ao consumidor final, exponham seus produtos. É um espaço democrático”, enfoca Leila D, chefe de cozinha e idealizadora do evento.

Para esta edição, várias novidades estão sendo preparadas. Serão 20 barracas e food trucks, mostrando que é possível consumir comidas saudáveis na rua. O público poderá apreciar comidinhas com ingredientes orgânicos e opções deliciosas de chefs renomados de São Paulo e do Brasil. Um dos principais destaques será a rodada de negócios, pensado para alavancar as relações comerciais que permeiam a agricultura orgânica, assim como a distribuição e fomento de toda a cadeia. Ela acontecerá no dia 17, das 10h às 14h.

papinha-organica-da-tangerine-petit-senhora-mesa
Neste ano o Festival terá a presença de Priscila Moretto da Tangerine Petit, especializados em Papinhas Orgânicas.
trufas-vivas-festival-de-comida-organica-senhora-mesa
Trufas vivas com ingredientes brasileiros do chef Eduardo Mello.

Haverá um espaço na feira de produtos orgânicos, familiares e sustentáveis com diversos expositores, principalmente da agricultura familiar – 85% do mercado é abastecido por eles -, processos artesanais e exclusivos apresentando as novidades para o público vegetariano e para os que apreciam os orgânicos. Várias empresas já estão confirmadas como Native, Blessing, Surya, Cia Orgânica, Emporium Vida (MG), Cooperativa Agreco (SC), entre outras.

O Festival contará com uma extensa programação que privilegiará pessoas de todas as idades. A Cozinha Show Kids e Espaço Brincar, por exemplo, será um ambiente para falar e aprender sobre a alimentação infantil saudável, com participação do movimento liderado pelo chef inglês Jamie Oliver chamado Food Revolution. Serão apresentadas atividades para as mamães com bebês e crianças de todas as idades, palestras e roda de conversas com quem cuida dos pequenos nas escolas e creches.

Outro destaque será a Cozinha Show, que contará com conversas e oficinas com chefs renomados da gastronomia orgânica e saudável. Para quem quiser se exercitar ou simplesmente relaxar, o Festival oferecerá o Espaço Bem-Estar, com práticas de meditação, yoga e massagem. Outro espaço será a Feirinha da Mudança – montada no último dia do evento -, destinada às iniciativas de ONGs e coletivos que promovem ações para contribuir com a alimentação saudável e orgânica, e também projetos de inovações sustentáveis, como Muda SP, Vector Equilibrium, Aliança Luz, Slow Food, entre outros. Na programação cultural haverá lançamentos de livros e discos, com autores divulgando seus trabalhos e experiências com a gastronomia orgânica; exibição de filmes, documentários e muito mais.

O evento tem a realização da Leila D e Maná Produções com apoio da Associação da Agricultura Orgânica (AAO), do Ministério da Agricultura/Embrapa Meio Ambiente, Colégio Wellington. Parceria da Confederação Nacional do Turismo (CNtur); Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (ABRESI); Associação de Restaurantes Gastronômicos das Américas (Aregala), Food Revolucion, Muda e  Mokiti Okada. Com patrocínio da Edenred/Ticket, FAESP/SENAR, Itaipu Binacional, Organomix e Korin.

chef-leila-d-senhora-mesa
Leila D, chefe de cozinha e idealizadora do evento.

5º Festival de Gastronomia e Feira de Produtos Orgânicos de SP

De 17 a 19 de outubro

Horário: dia 17, abertura da feira; dia 18, das 10h às 18h; dia 19, das 10h às 17h.

Parque da Água Branca – Av. Francisco Matarazzo, 455 – Perdizes.

Saiba mais sobre a Feira na Página do Facebook.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!