Você está em:
Filé a Wellington

Filé a Wellington

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Filé a Wellington

Essa receita que deixa o filé suculento, ganhou fama nesta versão do chef Gordon Ramsay, e quem ensina pra gente é a chef Lilian Droghetti. De origem francesa, essa receita foi criada em homenagem ao comandante britânico que junto com o general prussiano Gebhard von Blucher, derrotou Napoleão Bonaparte na Batalha de Waterloo, em 1815. Ele se chamava Arthur Wellesley, nasceu na Irlanda e morreu na Inglaterra, e recebeu o título de primeiro duque de Wellington. Mas ninguem fala, em registros históricos, do nome do chef que criou o prato, servido numa recepção cívica na cidade de Wellington, capital da Nova Zelândia.

Mas o que sabemos é que o Filé a Wellington uma delícia!! Nesta versão do chef Gordon Ramsay, o filé inteiro é envolto em uma pasta de cogumelos e presunto Parma. Fica muito muito saboroso. O importante, é selar a carne em uma frigideira bem quente antes de envolver nos outros ingredientes e levar ao forno, pra ele não soltar o seu suco e estragar a massa folhada. Essa massa você compra pronta no supermercado, no congelador.

Confira mais receitas acesse grátis nossa REVISTA IMPRESSA!

Filé a Wellington

Chef Lilian Droghetti – Personal Chef – Piracicaba

Ingredientes -400 g de cogumelo Paris, sal e pimenta-do-reino a gosto, 1,2 kg de filé mignon a peça, 2 colheres de sopa de azeite, 3 colheres de sopa de mostarda, 150 g de presunto tipo Parma , 300 g de massa folhada em rolo, 3 gemas, manteiga para untar a assadeira.

Preparo – em um processador coloque os cogumelos e tempere com sal e pimenta-do-reino. Triture bem até ficar como uma pasta. Não exagere no tempero, pois o presunto já é salgado. Em uma frigideira coloque os cogumelos e cozinhe bem até secar toda a água que solta do cogumelo. Reserve. Tempere a peça de filé, já limpa, com sal e pimenta-do-reino. Na frigideira coloque o azeite e frite rapidamente a carne para selar por todos os lados. Isso impedirá que o suco da carne saia e a deixe-a ressecada ao levar ao forno. Depois passe a mostarda por toda peça de carne e reserve.
Cubra uma superfície lisa com plástico filme e, sobre ela, espalhe as fatias de presunto de parma. Espalhe bem o cogumelo sobre as fatias de presunto de parma e acomode o filé no centro desse preparado. Enrole o filé como se fosse um rocambole, mantendo o plástico filme, apertando bem inclusive nas laterais. Leve à geladeira por 30 minutos. Abra a massa folhada, retire o plástico filme e posicione o filé no meio da massa. Passe a gema levemente batida pelas laterais da massa e feche o filé com a massa. Vire e leve-o à uma assadeira untada com manteiga. Leve ao forno preaquecido a 200ºC por 20 minutos, abaixe o fogo para 170ºC e deixe assar por mais 10 minutos. Retire do forno, aguarde 10 minutos e sirva em fatias.

Foto Guillermo White para Revista Senhora Mesa, todos os direitos reservados.
Foto Guillermo White para Revista Senhora Mesa, todos os direitos reservados.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!