Você está em:
Como Consumir Flores Comestíveis!

Como Consumir Flores Comestíveis!

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Está chegando a hora de dizer tchau para o frio e receber a primavera de braços abertos. Além de aproveitar toda a sensação de bem-estar que a primavera traz, é hora de abusar da água, frutas, saladas e cereais integrais. Eles ajudam a fazer aquela faxina no organismo, ideal para quem abusou das guloseimas no inverno e agora quer desintoxicar.

A estação também traz alimentos benéficos para saúde que só podem ser encontrados nessa época do ano. As melhores escolhas são os alimentos de fácil digestão, ricos em vitaminas e minerais. “Além das verduras e legumes, o clima colabora para a presença dos sucos naturais e saladas bem coloridas”, explica a nutricionista da Atual Nutrição, Cátia Medeiros. Alguns exemplos de alimentos que devem ser consumidos são:

– Tangerina: contém grande quantidade de vitaminas A, C e do complexo B e potássio, mineral que atua no processo de contração dos músculos; portanto é excelente para quem pratica atividades físicas regularmente;

– Abacaxi: possui vitamina C, potássio e manganês e também a bromelina, uma enzima muito eficiente no processo de digestão, sendo ótima opção para a sobremesa;

– Melancia: por conter grande quantidade de água, é uma boa opção para manter a hidratação;

Já as verduras e legumes são: erva-doce, chicória, alho-poró, brócolis, catalonha, cebolinha, espinafre, orégano, couve-flor, coentro, folha de uva, hortelã, mostarda, abóbora, abobrinha, cogumelo, etc.

Além dos ingredientes tradicionais, as flores comestíveis também podem ser ótimas opções para incrementar as saladas. As consideradas comestíveis podem compor o prato como uma forma de oferecer cor e alegria para a refeição sem comprometer o valor calórico. No entanto Cátia Medeiros informa que é preciso certo cuidado com a procedência destas flores e verificar se são realmente próprias para o nosso consumo. “É necessário buscar produtores especializados, que não utilizam qualquer tipo de agrotóxico ou tratamento químico na plantação. Um ponto muito importante para ressaltar é que estas flores não são as mesmas disponíveis nas floriculturas”, completa a nutricionista.

Algumas das flores que podem ser utilizadas em saladas e que devem ter um cultivo sem pesticidas para serem próprias para consumo são:

– Amor perfeito: torna o prato bem colorido por sua diversidade de cores, no entanto apresenta um sabor levemente amargo;

– Borago: apresenta uma bela coloração azul e tem um sabor mais adocicado, podendo ser usada também no preparo de chá;

– Calêndula: suas pétalas podem ser usadas para compor receitas variadas, indo de pratos quentes como omelete e arroz até preparos frios com iogurtes;

– Capuchinha: é uma flor que confere um sabor levemente apimentado, sendo bem-vinda às massas e saladas;

– Flor de abóbora: é bastante utilizada principalmente para saladas, sopas frias, e refogados;

– Tulipa: apresenta um ótimo sabor adocicado para ser utilizada em saladas.

ma receita que faz sucesso no calor, segundo a dra. Cátia, é a salada com molho de iogurte e ervas. Abaixo:

Salada

INGREDIENTES
2 folhas de alface

3 ramos de agrião

4 fatias de abobrinha cozida

1 colher (sopa) de cenoura cozida

3 fatias de tomate

1/2 maçã cortada em meia lua

10 unidades de capuchinhas com cores variadas

1 filé de peito de frango grelhado cortado em tiras

INGREDIENTES
Molho de Iogurte com Ervas

1/2 copo de iogurte desnatado

1 colher (sobremesa) de hortelã picada

1 colher (sobremesa) de manjericão

1 colher (sopa) de suco de limão

PREPARO: Coloque os ingredientes em um recipiente e mexa muito bem até a mistura ficar homogênea. Em seguida, coloque os ingredientes da salada em um prato e regue com o molho de iogurte.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!