Você está em:
Como Consumir Flores Comestíveis!

Como Consumir Flores Comestíveis!

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Está chegando a hora de dizer tchau para o frio e receber a primavera de braços abertos. Além de aproveitar toda a sensação de bem-estar que a primavera traz, é hora de abusar da água, frutas, saladas e cereais integrais. Eles ajudam a fazer aquela faxina no organismo, ideal para quem abusou das guloseimas no inverno e agora quer desintoxicar.

A estação também traz alimentos benéficos para saúde que só podem ser encontrados nessa época do ano. As melhores escolhas são os alimentos de fácil digestão, ricos em vitaminas e minerais. “Além das verduras e legumes, o clima colabora para a presença dos sucos naturais e saladas bem coloridas”, explica a nutricionista da Atual Nutrição, Cátia Medeiros. Alguns exemplos de alimentos que devem ser consumidos são:

– Tangerina: contém grande quantidade de vitaminas A, C e do complexo B e potássio, mineral que atua no processo de contração dos músculos; portanto é excelente para quem pratica atividades físicas regularmente;

– Abacaxi: possui vitamina C, potássio e manganês e também a bromelina, uma enzima muito eficiente no processo de digestão, sendo ótima opção para a sobremesa;

– Melancia: por conter grande quantidade de água, é uma boa opção para manter a hidratação;

Já as verduras e legumes são: erva-doce, chicória, alho-poró, brócolis, catalonha, cebolinha, espinafre, orégano, couve-flor, coentro, folha de uva, hortelã, mostarda, abóbora, abobrinha, cogumelo, etc.

Além dos ingredientes tradicionais, as flores comestíveis também podem ser ótimas opções para incrementar as saladas. As consideradas comestíveis podem compor o prato como uma forma de oferecer cor e alegria para a refeição sem comprometer o valor calórico. No entanto Cátia Medeiros informa que é preciso certo cuidado com a procedência destas flores e verificar se são realmente próprias para o nosso consumo. “É necessário buscar produtores especializados, que não utilizam qualquer tipo de agrotóxico ou tratamento químico na plantação. Um ponto muito importante para ressaltar é que estas flores não são as mesmas disponíveis nas floriculturas”, completa a nutricionista.

Algumas das flores que podem ser utilizadas em saladas e que devem ter um cultivo sem pesticidas para serem próprias para consumo são:

– Amor perfeito: torna o prato bem colorido por sua diversidade de cores, no entanto apresenta um sabor levemente amargo;

– Borago: apresenta uma bela coloração azul e tem um sabor mais adocicado, podendo ser usada também no preparo de chá;

– Calêndula: suas pétalas podem ser usadas para compor receitas variadas, indo de pratos quentes como omelete e arroz até preparos frios com iogurtes;

– Capuchinha: é uma flor que confere um sabor levemente apimentado, sendo bem-vinda às massas e saladas;

– Flor de abóbora: é bastante utilizada principalmente para saladas, sopas frias, e refogados;

– Tulipa: apresenta um ótimo sabor adocicado para ser utilizada em saladas.

ma receita que faz sucesso no calor, segundo a dra. Cátia, é a salada com molho de iogurte e ervas. Abaixo:

Salada

INGREDIENTES
2 folhas de alface

3 ramos de agrião

4 fatias de abobrinha cozida

1 colher (sopa) de cenoura cozida

3 fatias de tomate

1/2 maçã cortada em meia lua

10 unidades de capuchinhas com cores variadas

1 filé de peito de frango grelhado cortado em tiras

INGREDIENTES
Molho de Iogurte com Ervas

1/2 copo de iogurte desnatado

1 colher (sobremesa) de hortelã picada

1 colher (sobremesa) de manjericão

1 colher (sopa) de suco de limão

PREPARO: Coloque os ingredientes em um recipiente e mexa muito bem até a mistura ficar homogênea. Em seguida, coloque os ingredientes da salada em um prato e regue com o molho de iogurte.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!