Você está em:
Piracicaba Sedia II Feira da Sustentabilidade

Piracicaba Sedia II Feira da Sustentabilidade

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

II Feira da Sustentabilidade é realizada pela Casa do Marquês, Casa da Floresta Assessoria Ambiental e Instituto Casa da Floresta

A construção histórica da Casa do Marquês, no bairro Monte Alegre, em Piracicaba (SP), se tornará um centro irradiador de práticas sustentáveis durante a II Feira da Sustentabilidade Compartilhando novas leituras e inspirações, que ocorrerá de 14 a 16 de abril de 2016. O evento, apresentado à imprensa e aos parceiros na tarde desta quarta-feira (2), mediará as boas práticas em sustentabilidade, com realização da Casa do Marquês, Casa da Floresta Assessoria Ambiental e Instituto Casa da Floresta.

A equipe da II Feira da Sustentabilidade entende as urgências do mundo e mantém o foco no objetivo do evento: fomentar a troca de experiências regionais sobre ações, estratégias e práticas sustentáveis por meio de oficinas pré-evento, estandes de exposição, mesas redondas, minicursos e exposição científica e comunitária. Essas iniciativas foram estruturadas dentro de quatro eixos temáticos: Gestão para Municípios Sustentáveis, Tecnologias Sociais, Sustentabilidade Empresarial e Construções Sustentáveis.

O município de Piracicaba se destaca por um cenário que possibilita o desenvolvimento sustentável já que apresenta um alto índice de IDH (0,785 – variação de 0 a 1), sendo o 50º no Estado de São Paulo e 92º no País, e também o 52º município de maior PIB no País. O município está incluído na região classificada como 11º exportadora do Estado (ver abaixo).

É neste contexto regional que a II Feira de Sustentabilidade irá unir empresas, organizações da sociedade civil, instituições governamentais, entidades públicas e privadas de Educação e estudantes, privilegiando os 24 municípios pertencentes ao Aglomerado Urbano e aqueles localizados em um raio de 120 quilômetros de Piracicaba, abrangendo as principais cidades da região, como Rio Claro, Limeira, Santa Bárbara, Americana, Campinas, Jundiaí, Sorocaba, Botucatu, São Carlos e Araras.

“Em cada eixo temático da Feira busca-se refletir e trazer inovações sobre os seguintes processos: Uso responsável da água, Uso responsável da energia, Gestão de resíduos, Pegada Ecológica, Responsabilidade Socioambiental, Qualidade de Vida, Alimentação, Moradia, Mobilidade, Produção e Consumo Responsável. Desta forma, o evento irá mapear e apresentar algumas das melhores práticas regionais”, afirma Mônica Brito, coordenadora geral do evento.

Dentro de um contexto em que os mais atuais acordos mundiais trazem tendências que devem ser transformadas em conhecimento e práticas, o conceito de sustentabilidade confere alto valor e impulsiona novos negócios, serviços e produtos cada vez mais inovadores a fim de conservar os recursos naturais e a vida no planeta e assim concretizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (ver abaixo).

Sobre a Casa da Floresta:

A Casa da Floresta Assessoria Ambiental desenvolve projetos em empresas e instituições baseados em princípio de qualidade profissional e ética, em uma gestão ambiental voltada à complexidade entre ambiente e sociedade, pautada nas exigências do mercado internacional. Por meio de pesquisas, trabalha com contínuo aperfeiçoamento de metodologias voltadas para a conservação ambiental e desenvolvimento de projetos socioambientais. http://www.casadafloresta.com.br/

Sobre a Casa do Marquês:

A Casa do Marquês visa ser uma referência para o município de Piracicaba e região como um espaço de encontros sociais e corporativos e de vivência da arte e da cultura, valorizando eventos que aconteçam num patrimônio histórico diferenciado e único, propiciando a troca de saberes num espaço acolhedor, de aprendizado e livre expressão e oferecendo a vivência da arte em suas diferentes manifestações. http://www.casadomarques.com.br/

Sobre o Instituto Casa da Floresta:

O Instituto Casa da Floresta nasceu do anseio de um grupo de pessoas, engajadas e atuantes, em contribuir com a construção de novos paradigmas para as questões socioambientais contemporâneas. Tem como missão incentivar a reflexão, a prática e a busca de soluções para as questões socioambientais, na cidade, no campo ou na floresta, a fim de que este movimento permita a geração de novas reflexões e ações.

Serviço:

II Feira da Sustentabilidade, 14 a 16 de abril de 2016, Casa do Marquês, Monte Alegre, Piracicaba/SP

As empresas e instituições da região podem participar do evento como patrocinadoras, expositoras de negócios e estruturas, como parceiras ou mesmo como participantes do simpósio, onde haverá mesas redondas, minicursos e uma exposição científica e comunitária relacionados aos quatro eixos do evento.

Fontes:

Dados município Piracicaba:

• IDH alto : 0,785 (variação de 0 a 1), 50º no Estado e 92º no País (IBGE 2010).

• 11º região exportadora do Estado de SP ( período de janeiro a setembro de 2015/Ciesp-Fiesp Depecon). A região agrega os municípios de Piracicaba, Santa Maria da Serra, Charqueada, Saltinho, São Pedro, Águas de São Pedro, Iracemápolis, Rio das Pedras e Laranjal Paulista.

• 52º município de maior PIB no País (2012/IBGE)

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) http://www.itamaraty.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=134&catid=100&Itemid=433&lang=-pt-BR

Guia de Referência Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Concluídas em agosto de 2015 as negociações da Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável culminaram na adoção, em setembro, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

Fonte: Ministério das Relações Exteriores/Brasil http://www.itamaraty.gov.br/images/ed_desenvsust/ODSportugues12fev2016.pdf

Objetivo 1 – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

Objetivo 2 – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

Objetivo 3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Objetivo 4 – Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Objetivo 5 – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Objetivo 6 – Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e o saneamento para todos.

Objetivo 7 – Assegurar a todos o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia.

Objetivo 8 – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Objetivo 9 – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Objetivo 10 – Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Objetivo 11 – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Objetivo 12 –  Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Objetivo 13 – Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e os seus impactos (reconhecendo que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima é o fórum internacional intergovernamental primário para negociar a resposta global à mudança do clima).

Objetivo 14 – Conservar e usar sustentavelmente os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Objetivo 15 – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Objetivo 16 – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Objetivo 17 – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!