Guaranóia, Acid Base e Encorpator são as novidades apresentadas e já estão disponíveis na loja virtual da marca
Reportagem Carol Duarte – Especial Senhora Mesa São Paulo
O Senhora Mesa esteve presente na degustação da nova safra de café da Martins Café na livraria da Vila (Alameda Lorena) em São Paulo. Foi uma manhã chuvosa e deliciosa para tomar um cafezinho, ainda mais sendo um de excelente qualidade.
Com o slogan “Nosso Café, Seu Blend”, a marca Martins Café lançou seu microlote safra 2014 com um convite inédito: os consumidores poderão fazer seu blend personalizado! A ideia de vender kits com grãos de perfis sensoriais tão diferentes – Guaranóia, Acid Base e Encorpator – surgiu para mostrar no campo prático uma das atividades mais importantes dos mestres de torra, que é a criação do blend: “Queremos que cada consumidor experimente, brinque com seu paladar e descubra como um mesmo café pode se apresentar de formas diferentes. Feito isso, queremos que nossos clientes usem esses cafés tão distintos para criar seu próprio blend”, explica a sócia da marca Fabíola Filinto. O blend que decidi fazer foi o Encorpator com o Acid Base, ficou incrível!
Esse exercício permite a percepção de como o mesmo café, do mesmo talhão (um Arábica do varietal Bourbon Amarelo), colhido no mesmo dia e nas mesmas condições, pode se mostrar em notas sensoriais tão distintas, ao se variar apenas o método de processamento. Fiquei impressionada e posso afirmar que a diferença é visível tanto no aroma quanto no sabor.
O primeiro produto, o Guaranóia, foi processado no método africano (fermentação a seco, por 72 horas) e chama atenção pelo seu aroma. “Sim, ele tem naturalmente notas de guaraná!”, exclama o produtor, Mariano Martins. O segundo, o Acid Base, processado no método colombiano (fermentação média em tanques, por 24 horas), traz elevada acidez, com o toque macio do ácido láctico. Já o terceiro, o Encorpator, passou por seca rápida em terreiro tradicional (de forma a minimizar a fermentação), e traz muito corpo e doçura. “Pensamos em um café que receberá diversos blends por pessoas que mais nos interessam: nossos clientes”, diz Fabíola.
Essa variação de aromas e sabores do mesmo café só foi possível graças à seca do ano passado, que estabilizou variáveis que normalmente não permitem experiências mais agressivas de fermentação do café na fazenda Santa Margarida. “A quantidade de café na fazenda foi menor, mas os grãos que nasceram em 2014 maturaram lentamente e, assim, eles ficaram mais doces”, explica Mariano. Com a ausência da chuva, que impediu a fermentação dos grãos na árvore, houve a liberdade para se fazer experiências mais ousadas de processamento no terreiro.
Sobre os cafés:
Guaranóia – café feito no processamento africano! Esse lote traz notas secas de guaraná e mel; e úmidas de dama da noite, mel e suco de caju. Corpo e acidez médios, finalização longa, com notas de guaraná.
Acid Base – café feito no processamento colombiano! Mistura o toque macio do ácido láctico com um corpo interessante. Com notas aromáticas florais, frutas secas e caramelo, traz corpo e acidez altos, finalização doce e prolongada com notas de amêndoas.
Encorpator – café feito no método mais tradicionalmente brasileiro! Seu ponto mais forte é o corpo. Esse lote tem muita doçura natural que se sobrepõe a sua acidez cítrica. Notas aromáticas de caramelo e mel, com leve toque de morango. Corpo alto, acidez delicada e finalização longa e doce, com notas de amêndoas.
Os três cafés já estão disponíveis em quantidade limitada na loja virtual da marca, mas o grand finale fica por conta dos Kits de Blends. As duas opções – Kit Introdutório (com três pacotes de 100gr de cada café descrito acima – R$ 27,90) e Kit Completo (com três pacotes de 250gr cada – R$ 68,90). Os cafés são torrados sob demanda, toda semana.