Você está em:
Nhoque de Banana com Queijo e Bacon

Nhoque de Banana com Queijo e Bacon

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Nhoque de Banana com Queijo e Bacon

Nhoque de banana começou a fazer sucesso há algum tempo. Tomou conta do cardápio de restaurantes fits e pra quem gosta de comer gostoso mas saudável. Nessa receita se quiser seguir essa linha corte o bacon. Nasci em Jataí, interior de Goiás e lá a banana-da-terra é muito comum nas refeições do dia a dia. Principalmente frita na frigideira bem torradinha, quase queimada. Se você for comer lá em qualquer self service vai encontrar a banana. Queijo minas, curado, mais fresco ou mais tenro também é comum. Até porque lá praticamente todo mundo tem um pedaço de terra, uma fazenda, menor ou maior e muita coisa vem de lá. Se você não tem, algum parente tem e te manda queijo, sabão, ovo, galinha…

Fazer esse nhoque também não é nada difícil. Ele é selado na frigideira até ficar tostadinho por fora como mostra a foto. Se trata de banana, mas mesmo assim ela é assada no forno até ficar macia. O bacon entra dando um tchan na receita. Aliás, bacon e queijo resolve muito problema de falta de sabor por aí…rsss! O queijo vai na massa do nhoque e tudo junto fica uma delícia com manteiga e ervas como tomilho, alecrim ou sálvia.

04-ingredientes-02
Nhoque de Banana com Queijo e Bacon
(2 porções)
2 bananas-da-terra grandes
1/2 xícara de fécula de batata
1/2 xícara de queijo ralado (usei o meia cura mais tenro, mas pode ser parmesão também e até muçarela, mas daí se faltar liga pra enrolar você coloca um pouquinho mais de fécula de batata)
1/4 de xícara de água natural

Cópia de 05-preparo-02
Asse as bananas no forno por cerca de 10 minutos até ficarem bem macias. A casca fica bem escura. Dilua a fécula de batata na água e misture com a banana amassada no garfo ou batida no mixer. Gente, falando em mixer, uso muito ele na cozinha. Mais que o liquidificador. Super ferramenta. Daí você leva essa mistura para uma panela e em fogo baixo vai mexendo até engrossar e começar a soltar do fundo (tipo brigadeiro em ponto de enrolar). Desligue o fogo e coloque o queijo, tempere com sal e uma pitada de pimenta-do-reino. Eu coloque uma pimenta de cheiro (cambuci) picadinha (vai em praticamente tudo lá em Goiás).
Espere essa massa esfriar, abra ela numa bancada e faça rolinhos e corte com uma faca. Sele em uma frigideira com azeite, manteiga e sálvia ou outra erva que gostar mais. Salpique por cima bacon triturado e sirva. Está pronto seu nhoque de banana com queijo e bacon.
Bacon
Para o bacon (se você quiser fica uma delícia também presunto ibérico – Parma) coloque as fatias no microondas entre folhas de papel toalha por cerca de 2 minutos. Até ficar bem seco e crocante. Quem me ensinou a colocar essas fatias no microondas assim foi minha amiga a chef Lilian Droghetti. Depois bata com um mixer, processador ou mesmo liquidificador (duro é o cheiro de bacon depois pra fazer suco).

Nhoque de bana com queijo e bacon. Uma receita fácil de fazer e que fica pronta rapidinha. Foto Patrícia Guimarães para Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.
Nhoque de bana com queijo e bacon. Uma receita fácil de fazer e que fica pronta rapidinha. Foto Patrícia Guimarães para Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

 

VEJA TAMBÉM

LINGUINE COM LEGUMES E SALAME
OMELETE DE CHIA PRÁTICA E SAUDÁVEL
BOLO DE FUBÁ COM LAVANDA

 

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!