Você está em:
Ovos assados com Batata, Presunto Cru e Pimenta Fresca – Receita da Katie

Ovos assados com Batata, Presunto Cru e Pimenta Fresca – Receita da Katie

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Livros de gastronomia são minha paixão. Em uma livraria, pareço criança em parque de diversão. Sou capaz de ficar horas lá dentro e nem ver o tempo passar. Tenho uma pequena coleção em casa que vão desde livros que possuem apenas receitas, como o tradicional Dona Benta, a livros mais científicos, como a Ciência dos Alimentos, aos também históricos, como A História da Farinha.

Esta semana comprei o livro editado pela Panelinha (da Rita Lobo), Quando Katie Cozinha. Ela é fotógrafa de culinária e designer gráfica que se tornou foodbloger por paixão. O livro dela foi escrito, editado, fotografado e desenhado por ela. Um mimo. Ela mantém um estúdio em Sydney, mas faz trabalhos em toda a Europa e EUA.

Fico pensando o quanto acho incrível o valor que europeus e americanos dão para as pessoas que trabalham com a Internet. O trabalho lá fora é mais valorizado e as pessoas curtem, compartilham, deixam comentários. Aqui o processo está caminhando, mas ainda é muito tímido em relação aos blogueiros que moram por lá.

Essa receita do livro da Katie é fácil de fazer, fica incrivelmente deliciosa! Ela foi catalogada na parte de café da manhã, mas para nós aqui cabe perfeitamente como prato principal sem a necessidade de qualquer acompanhamento. Temos batatas como carboidrato, presunto cru como proteína. Eles também usam bastante pimenta-do-reino, principalmente Europa e EUA. Pode reduzir se não gostar muito.

Foto Senhora Mesa todos os Direitos Reservados.
Foto Senhora Mesa todos os Direitos Reservados.

Ovos Assados com Batata, Presunto Cru e Pimenta Fresca
Katie Quinn Davies
Livro: Quando Katie Cozinha – Receitas e Outras Coisinhas

Ingredientes
6 batatas Asterix com casca e lavadas
1 colher chá de sal
1 colher sopa de azeite
12 fatias de presunto cru
2 xícaras (500 ml) de creme de leite fresco
1 xícara (120 g) de cheddar ralado e um pouco para ralar (Eu usei parmesão, pois não gosto muito de cheddar)
sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora
1 pimenta jalapeño ou dedo-de-moça, sem sementes (Use a dedo-de-moça verde sem sementes)
4 ovos caipiras grandes (Uso aqui em casa o Korin, que é orgânico)
1 maço de cebolinha francesa picada (Difícil de achar por aqui, a comum faz o mesmo efeito)

Preparo

Preaqueça o forno a 180°. Encha uma panela grande até a metade com água e coloque as batatas e o sal. (Ela fatia depois de cozinhar, o que eu acho um risco. Eu fatiei e depois cozinhei. Demora menos também, cinco minutinhos já estão al dente). Aqueça o azeite numa frigideira em fogo médio e frite as batatas fatiadas, em porções, até ficarem levemente douradas e crocantes por fora, adicionando mais a azeite à panela entre cada porção, se necessário. Coloque sopre papel-toalha e seque o excesso de óleo.

Unte generosamente quatro refratários rasos, cada um com cerca de 12 cm de diâmetro. (Como eu não tinha esses refratários, fiz em dois maiores) Forre com duas camadas de batatas fritas, coloque três fatias de presunto cru em torno das beiradas para formar uma borda (isso ajuda a segurar os ingredientes líquidos).

Coloque o creme de leite, o cheddar (lembra que usei o parmesão) e uma pitada de sal e pimenta-do-reino numa farra, e mexa. Despeje a mistura uniformemente nas travessas e então coloque a pimenta por cima. Rale um pouco mais de queijo sobre a superfície e depois, cuidadosamente, quebre um ovo em cada travessa.

Escolha uma assadeira grande o bastante para os quatro refratários e coloque-os dentro dela. Despeje água suficiente na assadeira para chegar à metade da altura dos refratários, depois leve para assar nesse banho-maria por 15 a 20 minutos ou até que as claras endureçam.

Sirva imediatamente, decorado com cebolinha e um toque de pimenta-do-reino moída na hora.

Foto Senhora Mesa todos os Direitos Reservados.
Foto Senhora Mesa todos os Direitos Reservados.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!