Você está em:
Queijos: os Mitos e as Verdades

Queijos: os Mitos e as Verdades

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Mestre Queijeiro fala sobre diversas dúvidas que podem impedir que as pessoas consumam diferentes tipos de queijo.

Desde o ano passado, o CNIEL – Centre National Interprofessionnel de l’Économie Laitière ou, em português, Centro Nacional Interprofissional da Economia Leiteira – realiza a campanha “Queijos Saborosos, Momentos Prazerosos” a fim de intensificar e impulsionar o consumo de queijos da França nos hábitos alimentares dos brasileiros. Em comparação aos países desenvolvidos, o consumo per capita de queijos no Brasil ainda é muito baixo. Isso geralmente acontece devido a uma série de desinformações, meias verdades e alguns mitos que acabam por se incorporar ao nosso dia a dia como algo real.

Há o medo de que os queijos não façam tão bem à saúde, de que eles sejam muito gordurosos, e também de que contenham muita lactose. Para tirar estas dúvidas, o CNIEL conversou com o Mestre Queijeiro Jair Jorge Leandro.

Os queijos têm lactose? – A resposta direta é não. Lactose é o açúcar do leite, portanto, trata-se de um carboidrato. Para se obter os queijos necessitamos de fermentos lácticos (lactobacilos), cuja principal função é consumir a lactose do leite e a transformar em ácido láctico, para completar a fermentação. Sendo assim, a lactose é praticamente eliminada durante o processo de produção e o excesso sai no soro do queijo.

Mesmo alguns resíduos, que podem restar na coalhada, duram apenas algumas horas após o queijo estar pronto. Portanto, é um mito dizer que queijo tem lactose só porque é obtido do leite.

Os queijos amarelos têm mais gorduras? – Outro mito, pois a cor dos queijos está relacionada ao processo de produção. Um queijo pode ser muito branco e ainda assim possuir um teor de gordura maior que um queijo amarelo. Tudo depende da composição do leite utilizado.

Os queijos possuem muito colesterol? – Os queijos possuem colesterol, sim, mas dentro de limites razoáveis e seguros para seu consumo. Por exemplo, o queijo Brie, um dos queijos franceses nobres mais consumidos no Brasil, possui apenas 90 mg de colesterol por 100 g de queijo. Isso significa apenas 30% do que uma pessoa precisa consumir diariamente, segundo os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS). Portanto, pode-se dizer que a afirmação acima é uma meia verdade.

Os queijos engordam? – Os países que mais consomem queijos no mundo são os que apresentam o menor índice de pessoas obesas em sua população. O queijo, sendo um alimento completo, faz parte de uma dieta saudável e equilibrada.

A maioria dos queijos apresentam índices de “digestibilidade” entre 95% e 99%, portanto, são alimentos que saciam e nutrem mesmo em pequenas quantidades. Sendo assim, afirmar que o queijo por si só engorda, é uma desinformação.

A casca dos queijos de mofo branco é comestível? – Os chamados queijos de “mofo branco” são aqueles que possuem uma flora externa do fungo Penicillium Candidum, dentre os mais famosos estão os franceses Brie e Camembert da Normandia. Assim como milhares de espécies de fungos, o mofo branco de tais queijos é benéfico ao ser humano e não apresenta risco à saúde. Com relação a comer ou não a casca, fica a critério de cada um, embora o costume na França e em outros países, seja consumir os queijos com a casca, pois ela é parte fundamental de seus aromas e de seu sabor. Os mofos utilizados na maturação de queijos também possuem uma forte ação bactericida, o que torna os queijos mais resistentes a qualquer agressão por bactérias estranhas.

queijo-brie-senhora-mesa
Queijo Brie.
queijo-cantal-senhora-mesa
Queijo Cantal.
queijo-comte-senhora-mesa
Queijo Comte.

O site oficial, a página Facebook e nosso Instagram reúnem todas as informações e as atualidades da campanha.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!