Você está em:
Setur inicia um Plano de Marketing Turístico para Piracicaba

Setur inicia um Plano de Marketing Turístico para Piracicaba

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Objetivo principal é potencializar oportunidades da produção associada ao turismo, por meio da participação da sociedade e do trade turístico.

A Secretaria Municipal de Turismo de Piracicaba iniciou neste mês de setembro o desenvolvimento de um Plano de Marketing Turístico para a cidade. Identificado como uma ação prioritária, o Planejamento de Marketing Turístico prevê a realização de um levantamento dos elementos indenitários da cidade, que incluam a promoção institucional do destino, tanto na perspectiva de venda de produtos turísticos quanto na comunicação com o visitante.

A primeira apresentação dos objetivos, etapas e cronograma de ações que farão parte do Plano de Marketing Turístico aconteceu no último dia 11. A reunião teve como intuito receber sugestões e avaliações sobre o plano de trabalho proposto.

Para a secretária de Turismo, Rose Massarutto, é fundamental que o marketing turístico da cidade seja pensado com base em pesquisas com a participação popular que envolva moradores, empresários, visitantes e o trade turístico.  A proposta do plano de ações deve englobar a participação da sociedade, mobilizando-a em ações indutoras do desenvolvimento do turismo. “Queremos que a cidade de Piracicaba estabeleça o turismo como fonte de desenvolvimento de emprego e renda, ao mesmo tempo em que preservamos nossos recursos (culturais, naturais, gastronômicos, entre outros). Transformar nossa cidade em cidade turística é propor qualidade de vida para população, com lugares bem cuidados e principalmente acesso ao emprego” – disse Massarutto.

O Plano de Marketing Turístico é o instrumento técnico indicado para responder aos desafios colocados e alcançar os objetivos estabelecidos pelo mercado. O processo de trabalho prevê três fases distintas:

– A análise detalhada da situação atual do turismo na Cidade de Piracicaba, a partir de informações disponibilizadas, mas também pela geração de dados através de pesquisas específicas e coletadas em campo através de visitas realizadas pela Consultoria; o objetivo é compreender todas as iniciativas em curso e avaliar tecnicamente o processo de desenvolvimento do setor e a atratividade da região;

-A formulação de estratégias baseadas nas conclusões da análise da situação atual, onde se define as linhas de atuação mercadológica, com o posicionamento desejado, a matriz de produtos-mercados, a visão de futuro, os objetivos qualitativos e metas quantitativas de longo prazo;

-Definição de um plano operacional, com ações necessárias para pôr em prática as linhas estratégicas geradas durante a etapa anterior, além da criação de uma marca visando posicionar o destino (cidade de Piracicaba) no mercado turístico, que atenda às diretrizes estratégicas da nova fase do Programa Nacional de Regionalização do Ministério do Turismo (MTUR).

“A cidade de Piracicaba coloca-se na vanguarda – como destaque em sua região – por desenvolver o seu Plano de Marketing Turístico, se preparando para comercializar os seus produtos turísticos de forma qualificada, criativa, inovadora, organizada e, acima de tudo, sustentável. Num momento de imensa competitividade, o município compreende que é necessário se qualificar, compreender, e formatar produtos que atendam os anseios dos turistas” – afirmou Jose de Freitas Ornelas, consultor da Ornellas Consultoria (empresa à frente do desenvolvimento do plano).

A próxima etapa de trabalho será uma Consulta Pública que acontecerá no dia 29 de setembro, segunda-feira, em dois horários que possibilitem amplamente a participação de empresários do trade de turismo, de autoridades, comunidades com vocação turística, estudantes e todas as pessoas da sociedade civil interessadas em participar do processo de criação deste plano.

 

Encontro Plano de Marketing Turístico para a cidade de Piracicaba

Das 9h às 11h: Auditório do Museu da Água – Av. Beira Rio, 443, Piracicaba – São Paulo

Das 19h às 21h: Auditório do Centro Cívico – Rua Cap. Antônio Corrêa Barbosa, 2233, Piracicaba – São Paulo

Para todos os interessados em participar, a Setur pede por gentileza que confirmem presença pelo e-mail: setur@piracicaba.sp.gov.br ou pelo telefone 3403-1275.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!