Você está em:
Tour Gastronômico Campos do Jordão

Tour Gastronômico Campos do Jordão

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Restaurantes diferenciados pra sair da muvuca do serviço duvidoso oferecido no centrinho de Capivari

Tour Gastronômico Campos do Jordão: Lista de Restaurantes pra Sair do Comum

Sempre tive o costume de visitar Campo do Jordão no mês de julho, na alta temporada, época em que a cidade fica muito cheia e a temperatura mais baixa, ideal pra curtir o clima de montanha. Nessa visita no mês de novembro fui surpreendida por uma cidade toda decorada para o Natal, muita gente nas ruas passeando e aproveitando o clima natalino, além de temperaturas baixas durante à noite, ideal para uma taça de vinho, e mais quente durante o dia, perfeita pra passear. Nem o dia de chuva tirou o charme de Campos do Jordão que nos transporta para as cidades européias, como as da Suíça.

Acompanhe mais pelo meu Instagram @senhoramesa!

De sexta a domingo, estive em alguns restaurantes que me fizeram querer visitar Campos do Jordão mais vezes durante o ano. Afinal, comer e beber é um dos programas mais recomendados na cidade.

Restaurantes do meu Tour Gastronômico Campos do Jordão

Esse é um restaurante que você precisa colocar na sua rota pelo tour gastronômico Campos do Jordão. O caminho pra chegar até ele é um passeio que te faz embarcar em uma verdadeira experiência gastronômica. Comandado pelo chef Augusto Berthoud, o Café Terraço fica subindo uma montanha, às margens de um lago. O salão é abraçado por uma lareira que deixa o ambiente muito aconchegante, com vista para o lago.

A especialidade do chef são as pizzas. Já são mais de 20 anos de experiência como cozinheiro, boa parte deles dedicados a arte de fazer pizzas. A massa fresca feita com levain próprio tem fermentação longa, com um total de 24 horas. A pizza artesanal de massa leve, crocante, fina na medida certa, leva recheios divertidos e saborosos criados pelo chef Augusto. Do forno que chega a 400 graus saem pizzas fumegantes e deliciosas direto para o salão de de clima de cabana na montanha, porém elegante.

O chef Augusto prioriza ingredientes da região de alta qualidade e hortaliças de sua própria horta. O restaurante abre de sábado, domingos e feriados com pratos a la carte para o almoço, no melhor estilo bistrô, e de terça a domingo a noite quem brilha na mesa dos comensais é a pizza.

Tive a oportunidade de conhecer esse restaurante e conversar com o chef Ajax em um almoço de sábado. Por horas nos sentamos no salão do L´Osteria Villa Casatto e desfrutamos de uma gastronomia italiana preparada com delicadeza, surpresas no menu e muitos acertos de técnicas gastronômicas. O restaurante faz parte do Villa Casatto Residenza Boutique, que fica na parte mais alta saindo do centrinho de Capivari, onde Campos do Jordão fica realmente com a cara da Suíça.

De Ouro Fino, Minas Gerais, o chef Ajax Cavenaghi tem origem de família italiana, como o próprio sobrenome sugere. Há cerca de 10 anos estudou gastronomia em Campos do Jordão, e, apesar de ter saído da cidade para uma temporada de trabalhos foram, retornou e fixou residência e restaurante com o L´Osteria, lugar onde fez seu primeiro estágio. Foi em 2012 que abriu uma oportunidade e o chef Ajax pode montar equipe e comandar a cozinha.

Os pratos autorais tem foco em matéria prima de excelência, mesclando o clássico da alta gastronomia italiana com um toque moderno da gastronomia molecular. Sua cozinha de inovação, sem perder o sabor, pode ser degustada em pratos como a entrada de pudim ao molho pomodoro, uma delícia, e a sobremesa ovo poche, feita com purê de manga e leite de coco. Seu tagliarine com molho beurre Blanc estava de uma delicadeza, ponto perfeito, com vieiras perfeitas, maravilhoso. Não deixe de pedir o sorbet de limão ao estilo Dipnlink! Uma surpresa. Serviço impecável, vale destacar.

Logo ali perto de Campos do Jordão o restaurante da chef Jucélia Costa Manso foi, sem dúvida, uma das maiores surpresas da minha viagem. Instalado em Santo Antônio do Pinhal, no Rancho Zig Tag, seu restaurante tem vários pontos que fazem valer a viagem.

A paisagem é magnifica, de frente para as montanhas, às margens do rio Sapucaí, com clima ameno e fresco, e muitas árvores e plantas. O atendimento familiar é caloroso. Enquanto a chef comanda a cozinha, seu marido Michel Toledo dos Santos abre seu melhor sorriso e com simpatia atende aos clientes, auxiliado pelo filho mais velho do casal, Pedro. Aliás, sorrisos não faltam no atendimento no Rancho. A chef Jucélia carrega um dos sorrisos mais contagiantes que já vi.

A gastronomia da chef Jucélia me surpreendeu bastante. Já comi muito, em diversos lugares, inúmeras experiências e Chefs de cozinha. Mas a comida da ali carrega uma paixão da chef pela culinária, que se prova refletida em seus pratos e na criação da construção de sabor. O mais interessante é que a chef é nova na cozinha, tem apenas quatro anos de fogão, e uma passagem muito dedicada pelo restaurante Maní, da chef Helena Rizzo, somada a muito estudo, prática, e testes. Ela, definitivamente, ama o que faz.

Comi muito bem em seu restaurante. O limão siciliano foi colhido no pé ali ao lado da mesa em que eu estava pra fazer um suco com capim cidreira. Uma delícia. As entradinhas estavam deliciosas, provamos um quibe vegetariano com Cream cheese, chutney de manga e chutney de melancia, delicioso, e um quibe vegano com Cream cheese de coco em vez do normal. O croquete de costela no bafo estava sensacional!

Seguimos nosso almoço com um mini parmegiana de file mignon, como entradinha, muito saboroso! Não deixe de pedir a lasanha com creme de beterraba e gorgonzola com arroz de especiarias, que além de linda é muito gostosa. O ponto alto dos pratos principais foi um cupim feito no bafo servido com pesto da casa com ervilhas, tomate recheado com purê de ervilha e batatas rústicas, maravilhoso.

Provamos três sobremesas, mas tenho que te influenciar a pedir o sorvete de cumaru (baunilha da Amazônia) com caramelo salgado, e o sorvete de Romeu e Julieta feito com quatro tipos de queijo da região. Sensacional os sorvetes feito pela chef. Pra quem gosta de chocolate ela prepara um delicioso brownie com sorvete de cumaru com doce de leite e raspilhas de limão siciliano. Foi realmente um almoço fantástico.

O restaurante fica dentro do Rancho Zig Zag que possui chalés familiares pra locação. Não posso esquecer de te contar que às margens do riacho estão instaladas redes entre as árvores. É um lugar pra comer bem e descansar, fantástico.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!