Quando era criança, tomava leite com achocolatado (já adoçado) e açúcar. Sim, com açúcar! Esse e outros exageros na utilização do açúcar hoje em dia não são recomendáveis, as crianças acabam se acostumando desde cedo com o doce sabor doce das coisas. Mas como nasci numa época em que não era muito divulgado informações sobre nutrição e alimentação balanceada como é nos dias de hoje, não foi à toa que me tornei uma formiga.
Por esse motivo, procuro incentivar minhas filhas a comerem fruta sempre que querem comer guloseima ou sobremesa, mesmo porque sempre terão em casa a oportunidade de comer cupcake, brownie ou brigadeiro que sobrou de algum evento. Aproveitando que o calor intenso ainda fica por mais um tempo, apesar do verão ter se despedido essa semana, trago uma receita que aprendi a fazer com a mãe do Theo, amiguinho das crianças. Fazer picolé em casa é muito fácil e divertido, mas o de melancia é especialmente mais. É necessário cortar uma fatia da fruta em cubos pequenos e tirar as sementes.
Em seguida, amasse-os com um garfo e coloque um pouco da polpa da fruta e do caldo em cada recipiente de picolé e leve ao freezer por algumas horas. Está pronto o picolé de melancia, uma sobremesa super saudável, refrescante e o melhor de tudo é que as crianças podem ajudar a fazer e se orgulharão por terem participado do seu preparado!
Lila Risi