Alex Atala em Defesa do Pequeno Produtor e a presença do Ministro do Turismo no Mesa Sp
No primeiro dia de palestras do Mesa Tendência, principal evento dentro do Semana Mesa Sp, realizado pela revista Prazeres da Mesa e Senac, Alex Atala participou de um painel com Onaur Rudano, engenheiro agrônomo do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Carlos Monteiro, professor de nutrição da USP, que lançou no mesmo dia o Guia Alimentar da População Brasileira.
No painel com a participação do Governo, a plateia pode sugerir propostas de como mudar o cenário de atendimento e valorização do pequeno produtor no Brasil. O chef fez reivindicações e Onaur Rudano pediu que o cenário apresentado fosse formalizado em uma carta para ser tratada dentro do Governo. “Gastronomia é Cultura, precisamos nos tornar cozinheiros mais conscientes. Falamos em proteger nossas matas, nosso mar, mas também precisamos proteger o homem do mar, o homem da floresta”, afirmou o chef, completando que a “cozinha é o maior elo entre a natureza e o homem”.
Em entrevista após a palestra, indagado sobre as propostas levantadas, se o Governo de fato se mostrou interessado em mudar o cenário, Alex Atala nos disse que tem que acreditar sempre, que o as coisas estão mudando. Abrir diálogo é fácil, o difícil é realmente por em prático tudo aquilo que discutimos. Nós chefs temos o papel de levantar o problema e dar voz à essa discussão”, concluiu.
O ministro do Turismo, Vinicius Lage, esteve presente durante à tarde de palestras e disse que tem insistido com os municípios em destinar muitas vezes os esforços em projetos lúdicos para trabalhar com a gastronomia com força e inovação. Ele contou que passou pelo evento, de forma extra-oficial, para comprar queijo de cabra e mel de abelha sem ferrão.