Você está em:
Chef do Desafio Senac: Alunos no Comando compartilha receita

Chef do Desafio Senac: Alunos no Comando compartilha receita

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Prato do chef foi inspirado nos sabores da Mantiqueira

Bruno Darlan, aluno do curso deTecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão foi o chef executivo na 4ª edição do Desafio Senac: Alunos no Comando, que aconteceu no mês passado no Grande Hotel Campos do Jordão. Na ocasião, alunos dos cursos de Bacharelado e Tecnologia em Hotelaria, Tecnologia em Gastronomia e Tecnologia em Eventos do Centro Universitário Senac assumiram sozinhos toda a operação e gestão do hotel, em ação que visa trazer para a prática o conhecimento assimilado durante as aulas.

Este ano, o tema do evento foi Brasilidades e, para Darlan, o assunto escolhido foi perfeito para que pudesse encaixar insumos típicos da Serra da Mantiqueira – região em que se localiza a cidade de Campos do Jordão – e difundir esses aromas e sabores das montanhas aos hóspedes que vêm de outras localidades do país. “Primeiramente listei produções clássicas internacionais (ratatouille, galleta, ceviche, souflê, ravióli, operah, entremet, entre outros) e brasileiras (baião de dois, moqueca capixaba, rocambole, torta paulista). Com essas produções e muitas outras montei o cardápio, sempre com muito cuidado para que não se repetisse algum insumo ou produção. Também incluí ingredientes da nossa terra (priprioca, capim santo, rapadura, cumaru, guariroba, tucupi, pequi) e substituí ingredientes de clássicos internacionais. Mediante vários testes, minha equipe e eu chegamos a um cardápio bem criativo e coeso” diz Bruno.

Sobre a experiência, Darlan ressalta que apesar do desgaste do intenso trabalho, que durou seis meses de preparação e culminou em um final de semana, o crescimento profissional e pessoal foi imensurável. “Acredito que todos os nossos objetivos foram alcançados com sucesso e que cada um da equipe se doou ao máximo, superando as expectativas na execução do cardápio e no acabamento de cada produção, gerando muito encantamento aos hóspedes, tanto visual como degustativo”, finaliza.

Confira a receita a seguir:

Galleta de arroz vermelho com sauté de polvo cozido em baixa temperatura e cúrcuma

Galleta em castelhano quer dizer biscoito, nesse caso usamos a técnica moderna de sous vide (cozimento a baixa temperatura) para o polvo que foi temperado com cúrcuma, ingrediente nacional e a Galleta foi feita com arroz vermelho que foi desenvolvido e é cultivado aqui na região do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira.

Ingredientes:

500g de arroz vermelho

50g alho picado

50g de cebola picada

100ml de creme de leite fresco

100g de manteiga

300g de polvo cozido a baixa temperatura (sous vide)

Cúrcuma a gosto

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela, refogar alho e cebola e cozinhar o arroz vermelho conforme receita tradicional. Temperar com sal e pimenta do reino.

Usando um processador, processar o arroz junto com o creme de leite e o parmesão, espalhar em uma assadeira retangular rasa, levar para congelar e cortar em quadrados padrões de aproximadamente 3cm.

Em uma frigideira untada com azeite, grelhar as galletas e reservar. Depois saltear rapidamente o polvo com a cúrcuma e dispor em cima da galleta.

E bom apetite!

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!