Paella Marinera para Aquecer. Gente, o clima dá uma esfriada e a fome aumenta. Não tem jeito!!! E fica meio inevitável domar o nosso subconsciente que parece implorar por comidas calorosas! Eu ando assim. Daí, lembrei que no ano passado publicamos na Revista Senhora Mesa um especial de Paellas D.E.L.Í.C.I.A.S e não pude deixar para traz e trouxe de volta as receitas. Então, de hoje até sábado postaremos todas as três receitas. Amo paella. São realmente comida que aquece a alma, alimenta. É ideal para reunir as pessoas em volta de uma grande mesa, chamar todo mundo, pegar mais um prato, espremer a cadeira e acomodar todos os amigos.
Além disso, paella é uma receita fácil de ser feita e independente dos ingredientes, você pode fazer com o que quiser, com o que tiver, com o que puder comprar no momento. Vamos começar então com essa paella perfeita do Chef Alexandre De Cerqueira, que hoje tem uma hamburgueria em Piracicaba, a Classic Burgers (Delícia também, vá conferir!)! Ele fez essa receita no Empório Bom Peixe, que é um empório especializado em peixes e frutos do mar (mas tem de tudo lá gente, adega de vinhos, temperos e até acessórios bacanas pra sua cozinha)!! No segundo andar do empório está uma cozinha maravilhosa, super equipada e com possibilidade de vários alunos assistirem as aulas. Vale a pena ficar de olho no calendário de cursos deles.
*Paella Marinera
Chef Alexandre De Cerqueira
Ingredientes
400 g camarão rosa grande inteiro, 2 unidades caudas lagosta, 2 unidades lagosta inteira cozida, 400 g lula em tubos, limpa e fatiada em anéis, 400 g lula em anéis, 1 polvo espanhol inteiro, 400 g camarão cinza limpo, 400 g marisco limpo, 400 g marisco inteiro cozido, 400 g vieiras, 400 g lagostim sem casca, 4 1/2 xícaras arroz espanhol de grão médio, 10 xícaras caldo de camarão e mariscos, 1 lata tomates pelados processados.
Azeite de Oliva Extra-Virgem, Sal, 1 Pimenta dedo de moça, 2 envelopes tempero paellera – marinera, 1/2 pacote açafrão em filamentos, 1 xícara ervilhas frescas, 1 pimentão assado e descascado, 4 dentes alho, 1 cebola média, salsa e cebolinha francesa.
Preparo
Separe os tentáculos da cabeça do polvo, lave bem e coloque-os em uma panela cobrindo com água fria. Cozinhe em fogo baixo sem ferver por aproximadamente 45 minutos. Nesse ponto, remova um tentáculo da panela e corte um pedaço na extremidade mais grossa para testar a maciez. Se necessário retorne à panela e continue testando a cada 15 minutos até atingir a textura desejada. Corte os tentáculos em pedaços e reserve. Em uma panela de 4 litros, aqueça o caldo e acrescente o tempero paellera e o açafrão. Corte as caudas de lagosta ao meio e reserve. Lave o arroz e deixe escorrer até secar.
Aqueça a paella e acrescente o azeite. Em seguida, sele os camarões cinza e reserve. Sele os lagostins. Reserve. Sele as caudas de lagosta. Reserve. Acrescente mais azeite na paella e refogue o polvo por 3 minutos. Em seguida, acrescente toda a lula e refogue por mais 5 minutos. Acrescente as cebolas e o alho. Refogue por mais 5 minutos.
Acrescente o tomate, o pimentão e a pimenta dedo de moça sem sementes. Deixe cozinhar por 10 minutos. Acrescente o arroz e misture bem.
Acrescente o caldo de camarão e mariscos e assim que começar a ferver, acrescente os mariscos limpos e misture. Cozinhe por 5 minutos. Em seguida acrescente os camarões cinza e os lagostins. Misture. Após essa etapa, comece a montar a decoração da paella. Primeiro distribua os camarões rosa fazendo com que eles estejam submersos para que cozinhem. Depois, coloque as cabeças das lagostas inteiras no meio da paella, espalhe as vieiras e preencha os espaços com os mariscos inteiros e as caudas de lagosta. Terminando esse passo, acrescente as ervilhas e as ervas frescas.
Controle a chama para que sua paella fique no ponto certo. No fundo deve estar com uma crosta de arroz caramelizado, no meio, deve estar molhadinha e na parte de cima, deve estar al’dente.