Você está em:

Boeuf Bourguignon

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Boeuf Bourguignon …

Fotos Guillermo White  Texto Patrícia Vieitez (créditos)

A chef Talita Ferreira, do Les Deux Cuisine de Americana (Sp) ensina receita de boeuf bourguignon, estrela da cozinha francesa. A reportagem é da jornalista Patrícia Vieitez e as fotos de Guillermo White especialmente para a Revista Senhora Mesa, que você lê na íntegra clicando aqui.

Dizem que o vinho é a bebida alcoólica que faz bem até ao coração se consumido em equilibrada quantidade todos os dias, graças ao polifenol resveratrol. Ele também é capaz de diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar os níveis do colesterol bom (HDL). Uma boa taça para mim, por favor, e uma outra bem cheia para despejar na panela, que agora vamos cozinhar com vinho.

A Chef  Talita Ferreira, do Les Deux Cuisine, de Americana (Sp) conta que o vinho dá sabor, cor e inovação a qualquer prato. “Acho que podemos utilizar qualquer vinho, desde que aplicado à receita certa. Opte sempre pelo vinho seco”, lembrando que não é interessante usar um vinho muito amadeirado no preparo de uma carne que tenha sabor suave.

Sendo vinho seco, ele pode ser branco ou tinto, e seu prato terá aquele toque diferente, com final lembrando o terroir do vinho. “Sempre tivemos muitos pratos que levam vinho em seu preparo. O brasileiro está cada dia mais apaixonado pela bebida, e começou a usá-la mais para cozinhar”, lembrou a Chef.

Segundo ela, o preparo de carnes, como o Boeuf Bourguignon, prato típico francês, eternizado por Julia Child, só fica com o sabor verdadeiro quando usa-se o vinho em seu cozimento. Frutos do mar, como marisco preparado com vinho branco, ganha um sabor impecável. “O vinho dá um sabor diferente a qualquer prato, seja na carne ou no peixe. Ajuda na maciez no caso de pratos mais secos e sem falar no aroma a mais, que completa a produção”.

Outro prato típico em que o vinho é usado, é o risoto. Mas há algum segredo para acertar? “Usar o vinho no momento certo, sempre deixando evaporar o álcool. Desta forma o sabor do vinho escolhido será ressaltado”, ensinou. Para sabores picantes, use vinhos mais encorpados e amadeirados, como um Malbec, por exemplo. Já para receitas frescas, como frutos do mar, vinhos da uva Sauvignon Blanc funcionam super bem. Mas fique atento, o álcool do vinho só evapora 100% em cozimentos acima de três horas. É bom ficar atento caso algum convidado tenha restrição.

Palavra de quem entende. Talita é especialista em comida francesa. “A cozinha francesa sempre foi o coração da gastronomia. Depois de uma estadia na França por seis meses me apaixonei ainda mais pela história da comida desse país e decidi me dedicar”, contou ela, lembrando que a falta de pressa e delicadeza no preparo francês a conquistou. “O fato de utilizar a manteiga como forma de “aveludar” o molho e o método de cocção dá ainda mais sabor à comida”, atestou.

Boeuf Bourguignon (foto lá em cima)

Chef Talita Ferreira – Les Deux Cuisine

Ingredientes Boeuf Bourguignon: 300 g de filet mignon em cubos, 100 g de bacon em cubos grandes, 50 g de cenoura em cubos, 20 g de cebola, 500 ml de vinho tinto seco, 500 ml de caldo de carne. Purê: 180 g de batata cozida e amassada, 30 g de manteiga, q.b noz-moscada, q.b de sal.

Preparo: Faça uma marinada com a carne, cenoura, cebolas e vinho. Adicione sal e pimenta e deixe descansar de um dia para o outro. Numa frigideira frite bem o bacon e coloque a carne bem escorrida da marinada. Depois de bem frita, acrescente as cebolas, cenoura e o vinho da marinada. Complete com caldo de carne. Deixe cozinhar em fogo baixo com a panela tampada por cerca de uma hora, ou até que a carne esteja bem macia. Para acompanhar, prepare o purê, misturando todos os ingredientes em uma caçarola em fogo baixo, mexendo vigorosamente para ficar bem homogêneo e leve.

Chef talita ensina a cozinhar com vinho. Foto Guillermo White. Todos os direitos reservados para Revista Senhora Mesa.
Chef talita ensina a cozinhar com vinho. Foto Guillermo White. Todos os direitos reservados para Revista Senhora Mesa.

 

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!