Você está em:
Faça o Lambari e Cachaça que Jefferson Rueda Preparou para o Festival Sabor de São Paulo

Faça o Lambari e Cachaça que Jefferson Rueda Preparou para o Festival Sabor de São Paulo

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

A Etapa Campinas do Festival Sabor de São Paulo contou com uma aula exclusiva do chef Jefferson Rueda no Senac de Águas de São Pedro na última quarta-feira. Para elaborar o menu, ele lembrou da infância e de toda a trajetória que percorreu até os dias de hoje, já reconhecido como um dos grandes chefs brasileiros, no comando do Attimo, em São Paulo.

O primeiro prato, Lambari e Cachaça, está para Jefferson Rueda assim como Pamonha está para Piracicaba. Ele tem o peixe tatuado no braço e lembrando da infância em  São José do Rio Pardo, criou essa combinação. O segundo foi uma brincadeira divertida que ele fez com o público: macarronada de sua avó, Toucinho de Porco em Forma de Macarrão. No entanto, o macarrão era feito de panceta, outro símbolo fortíssimo de sua cozinha e que também marca seu corpo com a figura de um porco no outro braço.

O terceiro e último prato, Sobremesa com Grumixama, carrega todo o objetivo e a busca do Festival Sabor de São Paulo, realizado pela Revista Prazeres da Mesa, Secretaria Estadual de Turismo e Senac: valorizar os ingredientes de cada região do estado de São Paulo. Confesso que nunca tinha ouvido falar em grumixama, fruta brasileira nativa da Mata Atlântica. Esse prato ficou divino e contou com a parceria de Saiko Izawa, ex-D.O.M e responsável pelas sobremesas do restaurante. Confira a receita do prato Lambari e Cachaça.

Lambari e Cachaça (4 porções)
Chef Jefferson Rueda

Lambari
8 lambaris, 200 g de sal, 100 g de açúcar, 500 ml de cachaça branca, 200 ml de óleo e 100 ml de vinagre de vinho branco.

Molho
50 g de açúcar, 50 g de saquê, 10 g de talo de cebolinha picado, 10 g de cogumelo paris picado, saquê mirin doce e missô a gosto.

Telha Batata
2 batatas, 1 litro de óleo

Montagem
20 folhas de beldroega, 4 cabeças de lambari com as espinhas, fritas, 1 batata doce cozida e amassada no garfo

PREPARO
Lambari
Retire a escama dos peixes, corte em filés, lave e reserva. Misture o sal com o açúcar e espalhe a metade do preparo, formando uma camada no fundo de uma assadeira. Disponha os filés de peixe sobre a camada, cubra com o restante da mistura e deixe curar por 25 minutos. Retire os filés, lave-os em água e deixe escorrer. Misture o vinagre com a cachaça, coloque os filés e deixe por 20 minutos. Retire-os do líquido, seque bem, arrume-os em uma vasilha, cubra com óleo e reserve na geladeira.

Molho
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve para ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Retire do fogo, passe nos chinois (peneira cônica) e reserve.

Telha Batata
Descasque a batata e corte-a, formando as redes de batata. Frite no óleo a 160 graus, escorra e reserve.

Montagem
Retire os lambaris do óleo, seque-os com papel toalha e queime a pele rapidamente, com um maçarico. Disponha o molho em um prato e coloque pedaços de batata doce amassada em volta. Apoie os lambaris na batata doce amassada e cubra com a rede de batata. Decore o prato com uma cabeça de lambari, uma espinha e as folhas de beldroega.

Faça o Lambari e Cachaça que Jefferson Rueda Preparou para o Festival Sabor de São Paulo 1
Toucinho em Forma de Macarrão por Jefferson Rueda
Festival Sabor de São Paulo (Revista Prazeres da Mesa, Senac e Secretaria Estadual de Turismo)

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!